O município de Feira de Santana, a 109 quilômetros de Salvador, recebeu nesta quinta-feira, (18), em comemoração ao seu aniversário de 175 anos, 13 viaturas modelos parati, Ranger e Clio e 16 câmeras eletrônicas. Com alcance de leitura de 300 metros e capazes de aproximar as imagens em até 22 vezes, os aparelhos já monitoram o eixo principal da Avenida Getúlio Vargas, como as Avenidas Senhor dos Passos, Maria Quitéria, João Durval, Avenida Sampaio e as Ruas Conselheiro Franco, Sales Barbosa e J.J Seabra.

Os equipamentos representam um investimento de mais de R$ 2 milhões. De acordo com o Governador do Estado, Jaques Wagner, a garantia de segurança aos baianos foi um dos acordos firmados no início da gestão e que está sendo cumprido.
“Quero parabenizar a segunda maior cidade da Bahia e eu trouxe apenas alguns presentes. Trazer as novas 10 viaturas era um compromisso meu e eu cumpri. A inauguração formal das câmeras também era algo que eu havia prometido e ainda vamos ampliar isto”, assegurou Wagner.

A implantação do Sistema de segurança foi possível graças a um convênio entre a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Segundo o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira a implantação das câmeras é uma prova do quanto a tecnologia é importante em todas as áreas da administração pública. “A implantação dos equipamentos mostra que a tecnologia está presente em todos os setores da sociedade, inclusive no setor de segurança pública. E com ela é possível garantir uma melhor eficiência na vigilância da cidade”, avaliou.

As viaturas e o sistema eletrônico de vigilância vão auxiliar o combate de crimes como furtos e roubos praticados por menores, assaltos e até a conhecida ‘saidinha bancária’, além de evitar seqüestros relâmpagos no centro da cidade.

Com isto, segundo o secretário de segurança pública, César Nunes, a periferia do município vai passar a ser beneficiada também. “Com o aumento no número de viaturas e a ajuda das câmeras de vídeo, os carros vão poder ser deslocadas também para a periferia. Porque a maior parte dos policiais, atualmente, se concentra no Centro de Feira, que não deixará de ser vigiado devido a tecnologia e aos novos investimentos do Estado”, disse Nunes.

O responsável pela primeira companhia de polícia de Feira, onde o sistema eletrônico está funcionando, Capitão Silva Neto, acredita que a novidade vai dar mais agilidade ao atendimento. “Vai ser muita mais rápido atender a população em risco. Com o problema detectado, rapidamente uma viatura será deslocada para o local”, completou Neto.

Inclusão digital

Em Feira de Santana também foi implantado o Programa Cidade Digital. O projeto prevê estrutura de banda larga na cidade, com internet gratuita para todos os órgãos públicos municipais, estaduais e federais, além dos CDCs, e internet de baixo custo para a população mais pobre. As famílias com consumo mensal de até 70 kw de energia elétrica ou renda familiar de até dois salários mínimos terão redução em 70% dos valores de mercado, o que corresponderá a uma mensalidade de R$ 17.

Além disso, mais um Centro Digital de Cidadania (CDC) foi inaugurado. Instalado na Fazenda do Menor, local que abriga crianças em situação de risco, o centro oferece aos usuários acesso gratuito às tecnologias como meio para a inclusão social.

O CDC possui dez computadores equipados com Softwares Livres (SL) e conectados à internet banda larga, além de um servidor e impressora. Conta também com a presença de um instrutor que faz jovens como o pequeno Renan Santos descobrirem um mundo novo. “Eu to vendo aqui o que eu nunca vi na vida. É muito bom fazer as lições da professora no computador. Eu adorei”, falou Renan.

De acordo com o governador, “a transformação de Feira numa cidade digital vai trazer, com certeza, renda para o município”. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, disse que sem o investimento tecnológico o estado pára. “Senão melhorarmos a base tecnológica do estado ele não se desenvolve, ele emperra. Então é fundamental que continuemos dando oportunidade a todos”, completou.

Artesanato

O município ganhou ainda o anúncio de outras obras, como o Centro de Tecnologia Territorial Vocacional do Artesanato (CVTT) que vai beneficiar famílias de baixa renda, especialmente, mulheres agricultoras organizadas em cooperativa.

Fruto de uma parceria entre o Ministério da Integração e a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), o projeto visa promover o desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local (APL) do artesanato nas modalidades Couro, Tecido e Alimentos, visando a inserção de produtos com design próprio e competitividade no mercado. Para isto, serão investidos R$ 600 mil.

Já a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), vai ganhar o Observatório Antares. Composto por laboratórios de Física, Química, Biologia e Matemática, o espaço ficará à disposição da rede pública municipal e estadual de ensino fundamental e médio. O investimento total é de R$ 400 mil, recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e da Secti.