Para estruturar a agenda governamental de promoção da igualdade racial e planejar as ações de comunicação para novembro, o mês da Consciência Negra, a Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi) promoveu um encontro de assessorias de comunicação dos órgãos do Governo do Estado.

O evento, realizado na sexta-feira (26) no auditório da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Sicm), contou com a presença da secretária Luiza Bairros, que apresentou a Sepromi e o conceito de promoção da igualdade racial.

Ela também ressaltou a proposta do governo estadual em trabalhar de forma integrada a promoção da igualdade racial nas secretarias, dentro do conceito da transversalidade. Segundo os assessores presentes, este compromisso foi concretizado deste o primeiro encontro das assessorias com a Sepromi, em setembro.

As secretarias ausentes receberão o material, por meio da Agecom, e serão integradas às ações de comunicação dos órgãos públicos estaduais para o Novembro Negro. Além disso, ficou acordado que todas as assessorias tem o prazo até o dia 8 deste mês para completar o roteiro de pesquisa interna sobre promoção da igualdade, em suas respectivas secretarias.

Até 2007, a comemoração do Dia Nacional Consciência Negra acontecia especialmente no dia 20 de Novembro (data em que Zumbi foi morto numa emboscada no ano de 1965, após sucessivos ataques ao Quilombo de Palmares). Desde o ano passado, juntamente com os movimentos sociais, a Sepromi estabeleceu o mês de novembro como o período oficial estadual para comemorações e reflexões das lutas raciais na Bahia.

Além de ser parte do calendário de atividades do movimento negro e da Sepromi, o 20 de novembro foi incorporado por algumas instituições oficiais, a exemplo da Fundação Cultural Palmares/FCP, vinculada ao Ministério da Cultura, e a Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial/Seppir, à Presidência da República. Desde 1995, Zumbi faz parte do panteão de Heróis da Pátria.