Acontece nesta segunda-feira (15), às 8h, o Seminário de Combate ao Racismo Institucional no Auditório Xangô, no Centro de Convenções. O objetivo deste evento é ampliar o debate sobre o Racismo Institucional e discutir sobre a necessidade de Promoção da Igualdade Racial nos diversos órgãos da Prefeitura Municipal de Salvador.

Este seminário de sensibilização foi construído para servidores públicos municipais e contará com a participação dos representantes das secretarias envolvidas no seu planejamento. Durante todo dia serão apresentados painéis temáticos com foco específico nas demandas de cada secretaria inserida no programa, visando o Combate ao Racismo Institucional, que consiste na dificuldade das instituições e organizações em promover um serviço profissional e adequado às pessoas por causa de cor, cultura, origem ou etnia, manifestando-se através de normas práticas, comportamentos discriminatórios adotados no cotidiano do trabalho resultante da falta de atenção e preconceito.

Esta é a primeira ação da nova etapa da implementação do projeto básico do Programa de Combate ao Racismo Institucional – PCRI e resultado da Emenda Parlamentar do Deputado Federal Luiz Alberto (Ex-Secretário Estadual de Promoção da Igualdade – Sepromi).

De 2005 a 2007, o PCRI foi implementado pela Prefeitura Municipal do Salvador, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Departament for International Development – (DFID). Neste período, o Programa coordenou a elaboração e execução de um Plano de Trabalho Intersetorial, o qual envolveu a participação de vários órgãos da administração municipal.

A partir deste ano, as ações do PCRI terão continuidade e implementações gerenciadas pela Sepromi, possibilitando uma continuidade nas execuções das ações, na cidade do Salvador, do combate ao Racismo Institucional. A proposta desta nova etapa é assegurar a sustentabilidade e a ampliação dos resultados do Programa, tendo como objetivo estratégico à consolidação de um modelo de gestão municipal comprometido com a diversidade racial.

O projeto possui outras etapas que envolvem a produção de oficinas, cursos e encontros com servidores municipais direcionados para a construção de idéias colaboradoras para a Promoção da Igualdade Racial dentro do município do Salvador.

Este evento é uma realização da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade (Sepromi), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), da Secretaria Municipal de Economia, Emprego e Renda (Sempre), da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (Smec), da Superintendência Especial de Políticas para as Mulheres (Spm), a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e da Secretaria Municipal da Administração (Sead).