Vinte municípios da região sisaleira serão beneficiados por um novo Arranjo Produtivo Local – APL do Sisal -, que será lançado no próximo dia 15, em Valente, na Casa Brasil.

O APL do Sisal está dentro do Programa de Fortalecimento da Atividade Industrial (Progredir), criado para fortalecer as micro, pequenas e médias empresas. Em 30 meses, o programa investirá mais de US$ 16,6 milhões em projetos estruturantes dos APLs.

Os dois Primeiros Projetos Estruturantes contemplaram os APLs de Moda e de Tecnologia da Informação (TI).
O novo APL vai beneficiar vinte municípios da região sisaleira baiana, dentre eles Ichu, Conceição do Coité, Valente, Retirolândia, São Domingos, Cansanção, Quinjingue e Queimadas.

Nesta sexta-feira, em Valente, a diretoria do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Sisaleira do Estado da Bahia (CODES), se reúne com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

A reunião discute o APL do Sisal e acontece na sede da Fundação de Apoio aos Trabalhadores Rurais da Região do Sisal ( Fatres). Também participam do encontro o Comitê Técnico do Núcleo Piloto de Informação e Gestão Tecnológica para a Agricultura Familiar, representantes e colaboradores no processo de discussão das ações em torno da cadeia produtiva do sisal.

Aglomerado empresarial

Os APLs são aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outras instituições locais, como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

O Progredir é coordenado pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e executado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL-BA).

Os APLS beneficiados são: Tecnologia da Informação (Região Metropolitana do Salvador), Transformação Plástica (RMS), Confecções (RMS e Feira de Santana), Fruticultura (Juazeiro e Vale do São Francisco), Cadeia de Fornecedores Automotivos (RMS, Feira de Santana e Recôncavo), Turismo (Zona do Cacau), Piscicultura (Paulo Afonso), Derivados da Cana-de-Açúcar (Chapada Diamantina), Caprinovinocultura (Senhor do Bonfim e Juazeiro), Rochas Ornamentais (Ourolândia, Jacobina e Lauro de Freitas) e Sisal (Serrinha, Valente, Conceição do Coité e Santa Luz, além de outros municípios da região sisaleira).