O 2º Seminário Psicossocial marcará o começo da implantação do Programa de Assistência Social Individualizada (PAI) no sistema prisional, beneficiando a Penitenciária Lemos Brito (PLB), o Conjunto Prisional Feminino e o Hospital de Custódia e Tratamento (HCT). O evento seminário acontecerá de sete a nove de outubro em local a ser definido.

A construção do programa – iniciativa da Superintendência de Assuntos Penais, da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos – foi discutida no primeiro seminário, em julho deste ano, quando foram apresentados os objetivos do projeto como a promoção da cidadania, a prevenção da criminalidade e a reincidência no crime.

O evento constará de cursos, com os técnicos do INSS, e oficinas, com a equipe da Gestão Integrada da Ação Pena para que as assistentes sociais e os psicólogos do sistema prisional da capital possam reestruturar suas rotinas de trabalho.

Participarão também assistentes sociais e psicólogos do sistema prisional da capital, que serão capacitados para que comecem a trabalhar de acordo com as propostas do PAI.

As três unidades prisionais onde o programa terá início vão ter seus dados monitorados, para que haja avaliação permanente da aplicação do programa e sua eficácia.