Das 23 praias analisadas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), 20 foram consideradas próprias para o banho de mar, entre elas, as de São Tomé de Paripe, Penha, Boa Viagem, Canta Galo, Porto da Barra, Santa Maria, Farol da Barra, Ondina, Rio Vermelho, Amaralina, Pituba, Armação, Corsário, Piatã, Placaford, Itapuã, Farol de Itapuã e Stella Maris.

Apenas três praias estão impróprias para o banho – Pedra Furada, atrás do Hospital Sagrada Família, Roma, em frente à rua Professor Roberto Correia, e Boca do Rio, em frente ao Posto Salva Vidas.

O IMA alerta que o banho de mar em tempo chuvoso não é recomendável. Nesse período, as águas podem estar contaminadas por resíduos carregados das ruas por meio das galerias pluviais, tipo bocas de lobo, podendo provocar doenças.

O banho de mar próximo à saída de esgotos e desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem, também é desaconselhável pelo aumento considerável de concentração bacteriana nas águas.

Semanalmente, o IMA divulga o boletim de balneabilidade de 23 praias de Salvador, com base nos resultados de exames bacteriológicos, feitos em amostras colhidas durante cinco semanas consecutivas.

A praia é considerada própria quando apresenta, numa média de 80% de amostras, menos de um mil coliformes fecais por 100 mililitros de água. Esses critérios foram estabelecidos pela portaria 270. 2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

Outras informações sobre as condições de balneabilidade das praias da capital baiana podem ser obtidas pelo Disque Meio Ambiente – 08000711400.