Aproximadamente 400 pessoas compareceram ao salão nobre da Reitoria da Ufba para prestigiar o lançamento do DVD Ética & Ecologia: desafios do século 21 – um documentário com reflexões do teólogo Leonardo Boff sobre questões ambientais e sociais do mundo (sobretudo mudanças climáticas e desertificação). A iniciativa foi do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), autarquia da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema).

Ex-frei, doutor em Teologia e Filosofia, estudioso das ecologias ambiental, social, mental e integral e autor de mais de 60 livros, incluindo a Carta da Terra, Leonardo Boff encantou a platéia ao abordar questões contidas do vídeo.

Após a exibição de um trecho do documentário, ele explicou que o objetivo do trabalho é proporcionar reflexão, criar responsabilidade e mudança de pensamento da sociedade na conservação dos recursos naturais e da água. “O DVD foi feito na perspectiva de discutir os problemas ambientais globais com as comunidades para suscitar a reflexão e as mudanças”, explica Boff.

“Não estou aqui para consolar ninguém. A idéia do vídeo é justamente criar uma angústia nas pessoas, porque a angústia faz pensar e tira as pessoas da comodidade”, diz o teólogo.

Ele alertou que a crise ambiental pode se agravar dentro de cinco anos, e que, segundo relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, no ano de 2020 cerca de dois milhões de pessoas podem ficar sem água.

“Na Patagônia Chilena, onde o governo privatizou a água, muitos índios estão morrendo por falta deste recurso e os que se posicionam e manifestam contra o governo são tratados como terroristas”.

A idéia de produzir o trabalho surgiu após a participação de Leonardo Boff no 1º Seminário Internacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca, promovido pelo Ingá no ano passado.

O instituto espera que o DVD possa enriquecer as videotecas de escolas, universidades e órgãos públicos da Bahia como instrumento pedagógico reflexivo.

O vídeo será uma ferramenta educativa fundamental para trabalhar com as comunidades tradicionais na construção do Plano Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca, que está sendo desenvolvido pelo Ingá.
O evento foi aberto com a música e a poesia de Maviael Melo, cordelista e educador ambiental.

Acompanhado pelo flautista e parceiro na música “Chegou a vez” (principal trilha do DVD), Rodrigo Sestrem, Melo cantou cinco canções e recitou a poesia “Estamos! Não Somos!”, vencedora do concurso Recitata, na 6ª Festa Literária da Voz e Verso do Recife, ocorrida neste mês.

No encerramento, o público teve uma grande surpresa. A organização colou vinte cupons com vale-DVDs embaixo das cadeiras do auditório, para distribuição aos presentes, que foram depois autografados por Leonardo Boff. Os DVDs estão sendo distribuídos para organizações, instituições, universidades e escolas.