A Doutora e Mestre em Ciências Biológicas pela UNICAMP, Rozely Ferreira dos Santos, é a convidada deste mês da série de palestras “Diálogo das Águas”, promovida pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ), antiga Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), autarquia da Secretaria do Meio Ambiente.

O evento acontece na próxima sexta-feira, 26, às 15h, na sede do órgão, no Itaigara, em Salvador. Para participar, é necessário se inscrever gratuitamente pelo e-mail cerimonial@inga.ba.gov.br ou pelo número (71) 3116-3009, fornecendo o nome completo, instituição onde trabalha e/ou estuda, função e telefone. As vagas são limitadas.

A pesquisadora vai discorrer sobre o tema “Planejamento Ambiental para a conservação dos recursos hídricos”, para um público formado por acadêmicos, pesquisadores, estudantes, representantes de ONGs, órgãos estatais e público em geral.

A série “Diálogo das Águas” é uma realização do INGÁ e tem o objetivo de promover discussões sobre questões relacionadas aos recursos hídricos e ao meio ambiente, que refletem diretamente na vida das pessoas.

Rozely Ferreira dos Santos é docente em Planejamento Ambiental pela Universidade Federal de Campinas, instituição onde desenvolve atividades de ensino e pesquisa desde 1994. Graduada em biologia pelo Instituto de Biociências da USP em 1975, fez mestrado em Botânica em 1981 e doutorado na área de Ecologia vegetal, em 1988, pela mesma instituição.

A pesquisadora é autora do livro “Planejamento Ambiental: Teoria e Prática”, lançado em 2004. O trabalho conceitua as diferentes escolas de planejamento que convivem na prática brasileira e trata de assuntos pertinentes ao exercício do planejamento ambiental, como organização, escalas, áreas, temas; avaliação de impactos ambientais, cenários, indicadores ambientais; como integrar informações, tomar decisões e a participação pública em todo esse processo.

As palestras dos Diálogos das Águas acontecem sempre na última sexta-feira de cada mês. Entre abril e dezembro deste ano, dez autoridades nessas questões se apresentam no Auditório Paulo Jackson. Assim, elas estimulam que o público contribua para a sustentabilidade ambiental e para a gestão racional das águas.