A continuidade do projeto Joguelimpo com Nossas Praias foi assegurada, com a assinatura do convênio entre a Secretaria do Meio Ambiente e a Organização Sócio-Ambientalista Joguelimpo. A iniciativa pretende formar cidadãos educados ambientalmente, além de discutir a conservação dos ambientes costeiros e estimular a preservação das praias do litoral baiano.

De acordo com o coordenador da Joguelimpo, André Papi, o projeto, que completa sua décima edição, também vem formando monitores voluntários por meio de cursos de capacitação ambiental. “São estudantes de diversas áreas, que procuram a organização para auxiliar no combate à poluição das praias e na conscientização da população”, explica.

A programação de abertura do projeto, que começa no dia 13 deste mês, inclui atividades infantis, artístico-culturais e ambientais, além de oficinas de reciclagem de papel e reaproveitamento de plástico.

No dia 20, acontecerão caminhadas ao longo das praias de Itapuã, Stella Maris e São Tomé de Paripe e nos municípios de Maraú (praia de Barra Grande), Porto Seguro (praia de Taperapuã), Caravelas (praia da Barra e Pontal), e Alcobaça.

Papi esclarece que a população também pode fazer sua parte, colaborando com a limpeza e higiene das praias. “Se cada banhista levar sacos plásticos e recolher o lixo produzido, as praias se manterão em bom estado de uso”.