Três novas caminhonetes modelos Ranger XLT, com sistema de tração quatro por quatro, modelo 3.8, movidas a diesel da Ford, passam a integrar a frota da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), no interior do estado. Os veículos, que foram entregues na segunda-feira (29), vão ser usados nas operações do Projeto Mata Branca, nos municípios de Jeremoabo, Contendas do Sincorá, Itatim e Curaçá.

O Projeto de Conservação e Gestão Sustentável do Bioma Caatinga (Gef – Mata Branca), é uma parceria do Banco Mundial (Bird) com os governos da Bahia e Ceará. O projeto vai criar alternativas de trabalho e geração de renda às comunidades indígenas, quilombolas, angiqueiras e de fundo de pasto, que sobrevivem da extração inadequada de matéria-prima.

No âmbito da Sema, o Mata Branca é gerido pela Superintendência de Políticas Florestais, Conservação e Biodiversidade, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (Car).

De acordo com o superintendente de Políticas Florestais, Conservação e Biodiversidade (SFC/Sema), Marcos Ferreira, a frota vai potencializar as atividades dos escritórios regionais da Sema, no centro-norte, centro-sul e nordeste do estado. “Os veículos vão fortalecer as ações dos núcleos locais, beneficiando diretamente a biodiversidade do bioma caatinga”, afirmou.

Durante a entrega dos veículos, os responsáveis pelos escritórios regionais receberam orientações sobre o uso adequado dos veículos, funcionamento das travas de segurança e o manuseio das ferramentas de primeiros-socorros, além de informações sobre a importância de fazer a revisão periódica dos carros.