Com o grande desafio de possibilitar uma melhor organização profissional dos setores da pesca e da aqüicultura e ser reconhecida como importante parceira pelos pescadores e marisqueiras do estado, a Bahia Pesca tem bons motivos para comemorar seus 26 anos de criação, completados no último domingo(28). A empresa, que é vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), já empreendeu trabalhos e produziu conhecimentos específicos para importantes segmentos produtivos da Bahia.

Dada a vital importância da aqüicultura e pesca para a economia do estado e as condições de vida dos que sobrevivem destas práticas, a empresa está em um momento de muito trabalho e de constante aperfeiçoamento. Atuando em todas as atividades do setor, com destaque para a pesca artesanal e modelo de produção familiar, o órgão também desenvolve a piscicultura, a carcinicultura e a ostreicultura, contribuindo para a atração de investimentos, o cultivo de espécies geneticamente melhoradas, o desenvolvimento de novas técnicas de manejo e a especialização dos produtores. O seu trabalho é considerado fundamental para que a Bahia seja hoje um dos grandes produtores de pescado do Brasil.

A empresa

A Bahia Pesca, fundada no dia 16 de setembro de 1982, tem como objetivo fomentar a aqüicultura e a pesca, mediante a implantação de projetos de natureza econômica, social e ambiental, como forma de contribuir para o desenvolvimento do estado. Para gerar emprego e renda, a instituição possui parcerias com entidades ligadas ao agronegócio e a aqüicultura familiar.

O desenvolvimento social, de cunho educativo e que fomenta a organização das comunidades pesqueiras, é fruto da articulação com outros órgãos do governo. Através de suas ações, pescadores, marisqueiras e seus familiares são capacitados para o uso de tecnologia e de técnicas de beneficiamento, além de possuírem acesso a equipamentos, linhas de crédito, legislação e política ambiental.