Reunir informações dos diversos bancos de dados do Estado em uma única plataforma. Este é o desafio do Portal de Planejamento e Gestão Estratégica que está em fase de construção e deverá ser lançado nos próximos meses pelo Governo do Estado. Sob a coordenação da Secretaria do Planejamento (Seplan), o portal estará acessível a toda a rede de lideranças e à sociedade, em diferentes níveis de acesso.

Desta forma, o portal será um instrumento facilitador para o acompanhamento e atualização das informações sobre a execução dos projetos e seus resultados, além de dar suporte ao processo de comunicação e às decisões e ações gerenciais.

Para o secretário do Planejamento, Ronald Lobato, a ferramenta trará uma importante contribuição à gestão de caráter transetorial proposta pelo governo Jaques Wagner.

“O portal será um instrumento de grande valor para a administração pública e a sociedade civil. As informações serão disponibilizadas de forma territorializada e transetorial, a exemplo dos investimentos estatais e privados em cada município, região e segmento”, explicou.

A ferramenta irá disponibilizar, inicialmente, informações de quatro sistemas: o Sistema Informatizado de Planejamento (Siplan), o Sistema de Informações Contábeis e Financeiras (Sicof), o Sistema de Informações Gerenciais do Estado da Bahia (SIG-Bahia) e o Banco de Dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). O Estado da Bahia conta, atualmente, com cerca de 2 mil diferentes sistemas de informações que também deverão ser incorporados ao portal.