O final de semana deverá ser de céu parcialmente nublado com chuvas fracas em Salvador, Região Metropolitana e em toda a faixa leste (litorânea) do Estado. A previsão climática foi divulgada nesta quinta-feira (04) pelo Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ), antiga Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), autarquia da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia.

É a umidade que sopra do Oceano Atlântico que mantém o céu parcialmente nublado em toda a faixa litorânea do Estado. Esta nebulosidade será a principal responsável pela ocorrência de chuvas fracas e isoladas nas regiões do Recôncavo, Nordeste e Sul. Para este final de semana, as temperaturas nessas regiões deverão variar entre 18ºC e 20°C (mínimas) e de 29 a 31°C (máximas).

De acordo com o meteorologista do INGÁ, Ricardo Rodrigues, as chuvas serão mais constantes à noite e nas primeiras horas da manhã. As temperaturas podem variar entre 20°C e 30°C, e a umidade relativa do ar deve chegar a 90%, deixando o clima bastante úmido, o que é normal nesse período. “Ainda estamos no inverno, com os raios solares mais constantes no hemisfério norte”.

Já nas regiões Oeste, São Francisco e Norte, uma intensa massa de ar quente e seco mantém o céu claro. As temperaturas máximas devem variar entre 31ºC e 34ºC, e a umidade relativa do ar deve oscilar entre 20% e 40%. As altas temperaturas, associadas à vegetação seca e aos baixos índices de umidade aumentam a possibilidade de focos de incêndio entre esta sexta-feira e domingo na região. As mínimas ficam entre 17ºC e 21°C.

Os ventos em Salvador são considerados fracos, com sentido leste-oeste e velocidade entre 3 e 5 m/s, proporcionando uma brisa suave no litoral. A maré, em todo litoral baiano, oscilará entre 1,3 e 1,9 metros de altura, com picos em torno das 8h e 20 horas.

As águas estarão mais tranqüilas em torno de 1h e 13 horas, onde a variação será de 0,4 e 0,9 metros. As ondas podem chegar até dois metros de altura. Para os pescadores, a melhor hora para atuarem será entre as 8h e as 13h, quando a maré estará enchendo e esvaziando.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a radiação solar em Salvador prevista para o final de semana oscila encontra-se nas categorias muito alta (10) e extrema (11), considerados altos para o período de inverno.

As tabelas e os mapas abaixo apresentam a previsão dos IUV para a Região Nordeste do Brasil e para algumas cidades baianas que são representativas para todas as regiões do Estado, bem como as referências desses Índices com suas categorias de intensidades, de acordo com recomendações da OMS.