O Dia da Árvore, comemorado no domingo (21), marca o início da Primavera, que chega mostrando uma de suas características mais marcantes – a elevação gradual da temperatura. Na região oeste da Bahia, por exemplo, os últimos dias do inverno e o primeiro dia da primavera serão de forte calor, com temperaturas de até 37ºC. A mínima deve variar de 20ºC a 22ºC.

De acordo com o Boletim Meteorológico divulgado, nesta quinta-feira (18), pelo Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), uma massa de ar quente e seco está influenciando as condições do tempo no oeste e também nas regiões do São Francisco e norte do estado, que terão temperaturas também serão altas, com máximas variando de 33ºC a 35ºC, e mínimas de 20ºC a 22ºC.

A previsão para as regiões da Chapada Diamantina e sudoeste é de céu parcialmente nublado a claro, com temperaturas mínimas entre 18ºC e 20°C e máximas entre 29 e 31°C.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro, com chuvas fracas e isoladas, devendo ocorrer com maior freqüência durante a noite e nas primeiras horas da manhã. As temperaturas na capital deverão variar de 20°C (mínima) a 30°C (máxima).

No sul, a primavera chegará com chuvas fracas e por vezes moderada (com maior intensidade), devido à influência de uma frente fria que avança do Oceano e passa pela região Sudeste do Brasil.

Nas regiões nordeste e Recôncavo, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro e a ocorrência de chuvas fracas, com maior freqüência no litoral, devido aos ventos úmidos que vêm do mar. As temperaturas mínimas variam de 19ºC a 20°C e máximas de 30ºC a 31°C nas três regiões.

Queimadas

O Ingá destaca que a temperatura elevada é comum para esta época do ano, quando o oeste encontra-se no período seco e as chuvas só deverão iniciar a partir de meados de outubro. O aumento da temperatura e baixa umidade do ar potencializam risco de queimadas. Por isso, os meteorologistas alertam para o risco de incêndios em várias regiões.

Segundo o meteorologista Ricardo Rodrigues, as altas temperaturas e os baixos índices de umidade funcionam como combustão em áreas onde a vegetação está seca. “Esta associação faz com que aumente o número de focos de queimadas na Chapada, sudoeste, São Francisco, oeste e norte do estado”, afirma.

É importante chamar a atenção dos motoristas e outras pessoas que trafegam por essas áreas para evitar jogar bitola de cigarro. A atitude pode desencadear uma grande queimada.

Ricardo explica ainda que a prática tradicional de atear fogo na tentativa de preparar o solo para o plantio é igualmente perigoso nessa época do ano, um risco, principalmente, para as áreas de proteção ambiental. “Embora essa seja uma prática bastante comum, é muito perigosa, porque a queimada pode fugir ao controle”, destacou.

Maré

Em todo o litoral baiano, a maré alta deve variar entre 1,5 e 2,3 metros de altura e atingir seus máximos às 6 e às 18h. As alturas mínimas deverão ocorrer por volta da zero e 13h, com valores entre 0,3 e 0,8 metros. A previsão de ondas indica que elas terão agitação fraca e com altura média máxima de até 2 metros.

Com a aproximação da primavera, a tendência é de aumento da radiação solar, quando o céu ficará mais tempo sem nuvens.Na Bahia, os Índices de Radiação Ultravioletas (IUV) 10 e 11 previstos para este final de semana fazem parte das categorias Muito Alta e Extrema, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).