A ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Jequié foi iniciada. A obra vai aumentar o atual índice de 80% de cobertura do serviço de esgotamento do município para 90%, atendendo mais de 11 mil pessoas nos bairros de Curral Novo, Km 3 e Km 4, além de evitar que os esgotos dessa área sejam lançados in natura no Rio de Contas.

A obra, executada pela Embasa, faz parte das ações do Programa Água para Todos do Governo do Estado. O investimento, de R$ 9,6 milhões, levará saúde e qualidade de vida para mais 2.514 famílias na cidade.

O atual sistema de esgotamento do município vai receber mais 23,6 quilômetros de rede convencional e 2,5 quilômetros de interceptores para realizar a coleta das novas ligações.

Também serão implantadas mais duas estações elevatórias (bombas). A atual linha de recalque, com 400 milímetros de diâmetro, será substituída por outra com 600 milímetros de diâmetro e 2,7 quilômetros de extensão.

Por meio da linha de recalque, os esgotos coletados são enviados até a estação de tratamento de esgotos de Jequié, cuja atual capacidade de tratamento atende plenamente a nova demanda gerada pela ampliação do sistema.