Mais de 500 famílias de diversos municípios baianos serão beneficiadas com a implantação de sistemas convencionais de abastecimento de água, cisternas individuais e sanitários residenciais. As obras, cujos recursos liberados somam pouco mais de R$ 1 milhão, serão realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), no âmbito do Programa Produzir.

Nas comunidades de Contendas, Ilha da Liberdade, Arco Verde e Carlota, situadas, respectivamente, nos municípios de Olindina, Barreiras, Santa Rita de Cássia e Riachão das Neves, mais de 200 famílias serão favorecidas com a implantação de sistemas convencionais de abastecimento de água.

Já as 155 famílias das localidades de Carioca de Baixo (Santa Bárbara), Canafistola, Lagoa Pintos e Cedro (Jacaraci), Faceira (Baixa Grande), Peri Peri, Barrinha e Santo Antônio (Cordeiros) ganharão cisternas individuais.

A Sedir liberou também, aproximadamente, R$ 332 mil para o resgate de parcelas de obras que já estão em andamento e beneficiam um total de 3.298 famílias.

Desse valor, R$ 154,9 mil será destinado para a implantação de sanitários, nas residências de 393 famílias, das comunidades de Leur Lomanto (Aiquara), Itabaí (Maracani), Ponto Certo (Santana), Subauma Mirim (Aramari), Areia (Anguera) e Cadete-Três Bocas (Cruz das Almas).

Também foram liberados recursos da ordem de R$ 61,1mil para a construção de cisternas individuais em Sítio (Guanambi), Tenda (Candeal), Sítio Maria Vitória (Santaluz), Terra Nova (Riachão do Jacuípe) e Sítio do Lalau (Andorinha).

A secretaria autorizou ainda a recuperação da barragem da comunidade de Bastião (Retirolândia) e a construção da barragem de São Bento (Barra Mendes), no valor de R$ 9,1 mil. Nas comunidades de Riachão dos Periquitos( Lençóis) e Riacho da Mata (Feira da Mata) serão implantadas pontes de concreto, que terão recursos da ordem de R$33,4 mil.

As localidades de Gameleiro (Biritinga), Corta jaca (Cruz da Almas), Sede (Nova Ibiá), Lagoa do Mary (Sento Sé) e Calumbi do Lúcio (Canudos) estão sendo beneficiados, respectivamente, com a implantação de mecanização agrícola com construção de garagem, casa de farinha elétrica, fábrica de doces e sistema convencional de abastecimento de água.