O 1º Seminário de Gestão Participativa, promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) será realizado na próxima segunda-feira (15), a partir das 8h, no Centro de Convenções da Bahia (Salão Oxalá).

O foco do encontro será o acolhimento com classificação de risco, controle social: experiência do Hospital Odilon Behrens, de Belo Horizonte (MG).

A iniciativa é da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Superintendência de Atenção Integrada à Saúde, e tem por finalidade mostrar aos gestores hospitalares uma forma de administrar integrando os próprios gestores, colaboradores e usuários através da gestão participativa, com foco na melhoria da assistência prestada à comunidade.
Com a realização do evento, a Sesab está empenhada na implantação do acolhimento com classificação de risco, por acreditar ser um instrumento de qualificação, reorganização e redução de filas nas portas de emergência das unidades de saúde voltadas para esse tipo de atendimento.

Na última terça-feira (9) foi realizado, no mesmo local, o 1º Seminário sobre Acolhimento com Classificação de Risco para Trabalhadores do SUS, com os objetivos de garantir triagem por profissional qualificado (e não por porteiros e outros), evitar mortes evitáveis, priorizando os mais graves, garantir atendimento em função da gravidade e não por ordem de chegada e garantir atendimento e transferência com base no mecanismo de referência e contra-referência.

O seminário é dirigido a superintendentes e diretores da Sesab, diretores e coordenadores de unidades hospitalares e membros do Comitê Gestor da Unidade Hospitalar.

Na terça-feira (16), a partir das 8h, haverá visita técnica aos hospitais Geral Roberto Santos (Narandiba), Geral Ernesto Simões Filho (Pau Miúdo) e João Batista Caribé (Subúrbio Ferroviário).