O Hospital Geral de Vitória da Conquista, mais conhecido como Hospital de Base, vai receber, nesta quarta-feira (17), uma UTI móvel. A unidade, dotada de estrutura semelhante à de uma UTI hospitalar, é parte de um total de 12 veículos adquiridos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), ao custo de R$ 162 mil cada.

As ambulâncias de UTI móvel vão equipar hospitais regionais e ficam sediadas nos hospitais mas atendem a toda a região. Vários municípios centros de macrorregião já receberam a UTI móvel, a exemplo de Feira de Santana, Barreiras, Jequié e Guanambi, além da Central Estadual de Regulação.

Outros municípios como Ilhéus ainda vão receber as UTI móveis, que contêm, além dos equipamentos básicos, equipamentos mais complexos como respirador, monitor cardíaco e desfibrilador, oxímetro de pulso, bomba de infusão, material para acesso venoso e para entubação.

Hospital Municipal Esaú Matos

A Sesab investiu R$ 310 mil em equipamentos para a UTI Neonatal do Hospital Municipal Esaú Matos, que serão entregues na quarta-feira pelo governador Jaques Wagner e pelo secretário Jorge Solla. São oito monitores, duas incubadoras e três respiradores neonatais.