A pacata e quente Anagé, cidadezinha de apenas 25 mil habitantes da região do sudoeste, a 560 quilômetros de Salvador, viveu, nesta quarta-feira (17), um dia de grande expectativa pela inauguração das seis unidades do programa federal Saúde da Família, há muito desejada pela população.

Os projetos, anteriores a 2007, não tiveram apoio do governo passado para a sua efetivação, mas, agora, com a implantação das unidades, aproximadamente 1.400 famílias terão atendimento básico de saúde em cada um dos seis postos – quatro deles já em operação.

“Vai desafogar muito o hospital municipal, que era muito procurado para procedimentos simples”, explicou o secretário de Saúde do município, Gerald Saraiva.

O governador Jaques Wagner inaugurou os novos serviços e anunciou outros, como a pavimentação de cinco ruas da sede e a construção de um sistema de abastecimento de água, na zona rural, que vai beneficiar cerca de 1.600 pessoas, num investimento de R$ 860 mil.

“Tenho muito orgulho desse programa “Água para Todos” que já levou água para um milhão de baianos e deverá chegar a 2 milhões de pessoas atendidas”, disse Wagner.

Segundo o governador, até o fim do ano, Anagé vai receber, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), um centro cirúrgico e uma nova máquina de Raio X.

De lá, Jaques Wagner seguiu para Vitória da Conquista, onde inaugurou a nova UTI neonatal do Hospital Esaú Mattos e anunciou também novas obras e serviços para o município.