Capacitar aproximadamente 3 mil profissionais das equipes de Saúde da Família – médicos, enfermeiros e odontólogos – até 2010. Este é objetivo central do Termo de Cooperação Técnica Implantando as Linhas de Cuidado na Atenção Básica do SUS assinado, nesta terça-feira (25), entre a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia e o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), unidade do Ministério da Saúde, com sede em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O termo foi assinado pelo secretário da Saúde, Jorge Solla, e a diretora-presidente do GHC, Jussara Cony.

A diretora destacou a importância de a atual gestão instituir saúde como prioridade. “É uma estratégia acertada tratar as políticas de saúde como política de Estado e não de Governo”, disse. Ela falou ainda que a integração entre as duas instituições será a oportunidade de desenvolver atividades em áreas estratégicas do Sistema Único de Saúde. “O SUS não vai se estabelecer se não tiver gestão, capacitação e investimento em ciência e tecnologia. O Grupo Hospitalar Conceição não pode se fechar em si mesmo, ele tem que produzir formação, capacitação e gestão para o Brasil”, destacou.

O secretário Jorge Solla disse que o termo de cooperação é amplo e vai permitir a atualização e adequação dos protocolos existentes, que foram produzidos em 2006, e os cadernos de Atenção Básica do Ministério da Saúde, transformando-os em linhas guia de: saúde da criança, do adolescente, mulher, homem, adulto, idoso, população negra e saúde mental.

A cooperação vai também desenvolver capacitação clínica, além dos projetos de educação permanente. O GHC vai disponibilizar 40 profissionais que atuarão como tutores na formação de 300 médicos, enfermeiros e odontólogos que serão multiplicadores.

A cooperação inclui ainda o desenvolvimento de uma orientação clínica individualizada, telesaúde – feito por correio eletrônico onde o médico, o dentista e o enfermeiro do Grupo Hospitalar Conceição responderá em até 48 horas as perguntas feitas pelos profissionais capacitados aqui na Bahia. As aulas da capacitação acontecerão através de videoconferência transmitida no Instituto Anísio Teixeira. Está previsto uma aula inaugural do curso até o final deste ano, com a presença de representantes do GHC, da Sesab e do Ministério da Saúde.