A Campanha Nacional de Vacinação contra a Rubéola e a SRC (Síndrome da Rubéola Congênita) será encerrada nesta sexta-feira (19). A Bahia já vacinou mais de 4 milhões de pessoas, atingindo meta superior a 83% dos 4,8 milhões de homens e mulheres com idade de 20 a 39 anos, a serem imunizados. No entanto, muitos municípios ainda contabilizam números baixos de vacinação.

Por isso, mesmo com o fim da campanha, as vacinas contra a rubéola e sarampo (a dupla viral, que está sendo oferecida) continuarão disponíveis nos postos.

Nesta última semana foram mantidas as estratégias de busca ativa pela população alvo, como a disponibilização de postos em locais de grande concentração de pessoas, sobretudo jovens, a exemplo de estádios de futebol, shows musicais, universidades e faculdades, além das estações de transbordo.

Nos municípios que ainda não atingiram a meta considerada viável pelo Ministério da Saúde – que é um percentual igual ou superior a 95% -, as ações serão intensificadas até 16 de outubro, quando se encerra a contabilização do número de pessoas imunizadas.

Há municípios baianos que cumpriram, até agora, apenas 40% da meta, como é o caso de Ibiassucê, na região de Caetité.
Vários outros, como Ribeirão do Largo e Jânio Quadros, na região de Vitória da Conquista, Novo Triunfo (Paulo Afonso), Itapé (Itabuna), e Igrapiúna, Ituberá e Nilo Peçanha (Gandu), estão também abaixo de 50% da meta de cobertura vacinal.
Aos municípios com cobertura abaixo dos 95%, a Secretaria da Saúde do Estado estará prestando apoio às Diretorias Regionais de Saúde (Dires) para que, por meio de estratégias bem localizadas, mobilizem a população que não compareceu aos postos, explica a coordenadora estadual de Imunizações, Maria de Fátima Guirra.