LOCAL: Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem).
DATA: 12.09.08 (sexta-feira)
HORÁRIO: 9h30

O QUE É: Apresentação do Plano de Operações da Polícia Militar (PM) para as eleições desse ano.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

OBJETIVO: Dar conhecimento das ações do planejamento estratégico aos oficiais, praças e às instituição parceiras que serão desencadeadas durante o pleito eleitoral em todo o estado. No encontro haverá também a troca de informações entre os comandantes da PM e representantes do Tribunal Regional Eleitoral e Ministério Público sobre os fundamentos jurídicos previstos para o pleito eleitoral, bem como transmitir orientações sobre conduta legal na atividade policial, por meio do representante da Corregedoria-Geral da Polícia Militar.

PRESENÇAS: Além do governador Jaques Wagner, estarão presentes a presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Lícia de Castro Laranjeiras, o secretário de Segurança Pública, César Nunes, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Nilton Régis Mascarenhas, o chefe da Casa Militar, coronel Expedito Barbosa, e outras autoridades convidadas.

PLANO DE OPERAÇÕES: Tem a missão de executar o policiamento durante as eleições em todo o estado. Ocorrerá em cinco fases. A primeira começou em junho, com o policiamento ostensivo nos comícios, de acordo com a legislação, e será realizada até 3 de outubro. Na segunda fase, as escoltas levarão as urnas aos municípios. Já a terceira acontecerá dia 2 de outubro, com o acompanhamento da polícia na distribuição das urnas para as zonas eleitorais, permanecendo até a contagem das votações. Na quarta, que ocorrerá no dia da eleição (5 de outubro), os policiais se posicionarão a 100 metros do local de votação para manter a ordem. Na quinta e última fase, o efetivo da operação estará nos locais de centralização e apuração dos votos.