Após uma tentativa de furto à agência do Banco Bradesco do município de Paulo Afonso, 11 pessoas foram presas em flagrante, na madrugada desta terça-feira (23), por policiais da 18ª Coordenadoria Regional de Polícia.

Dentre os integrantes da quadrilha – envolvida em vários assaltos a bancos e carros fortes no norte e nordeste do estado – estão os sargentos da Polícia Militar, Manoel Thomas Carvalho Cruz de Souza e Fabiano Vasconcelos Barros, do 20ª Batalhão da PM daquele município.

Com o grupo, os agentes da 18ª Coorpin apreenderam R$ 8 mil, quatro veículos – uma caminhonete L 200, de placa JPO-6669, um Vectra, de placa JRG-3495, um Fiesta Hetch, de placa KMD-9501, e um Corolla, de placa MVK-5299 – além de dois notebooks.

Também em poder dos bandidos foi encontrado um equipamento eletrônico, conhecido como ‘chupa cabra’, utilizado em caixas eletrônicos para leitura de dados de cartões bancários e permitir a efetuação de saques ou transferências.

Capturados

Zózimo dos Santos Bispo (28 anos), Hávila Cezar Alves dos Santos (23), Josemário Quintino de Sá (30), Ézio Lopes de Souza (23), Dorgival Agra Barreto de Araújo (30), Diogo Alves Lima (27), Carlos Eduardo da Silva (30), Rogério Cezar Alves Fonseca (40), Humberg Alves Lima (30), assim como os sargentos Manoel Thomas e Fabiano Barros, foram autuados em flagrante por formação de quadrilha e tentativa de furto qualificado.

Todos estão custodiados na sede da 18ª Coorpin, com exceção dos sargentos, que foram recolhidos à sede do 20º Batalhão da PM. De acordo com o delegado Hildebrando Alves da Silva, titular de Paulo Afonso, o sargento Manoel Thomas fora designado para auxiliar na tentativa de fuga da quadrilha e o colega Fabiano Barros para deslocar viaturas da PM em direção a outras localidades, afim de que não presenciassem a ação dos assaltantes.

“Este último sargento ainda vendeu para o grupo um rádio do 20º Batalhão, para que a quadrilha monitorasse qualquer movimentação da Polícia”, completou o delegado Hildebrando Alves da Silva. Ele participou da operação juntamente com o delegado Marco Antônio de Jesus Bacelar, do município de Glória, sob o comando do coordenador regional de Paulo Afonso, delegado Mozart Cavalcanti de Oliveira.

Operação policial

Na manhã de segunda-feira (22), agentes do Serviço de Investigação da 18ª Coorpin foram informados de que uma quadrilha havia chegado em Paulo Afonso com o objetivo de realizar diversos assaltos. De imediato, o coordenador regional, Mozart de Oliveira, determinou que três equipes daquela coordenadoria investigassem o grupo.

Os criminosos foram identificados, assim como o hotel onde haviam se hospedado. Em seguida, uma campana foi montada pelos agentes da 18ª Coorpin, com o apoio tático da Polícia Militar. Ao perceberem a articulação da quadrilha para atacar a agência do Bradesco no centro do município, os policiais seguiram o grupo, desarticulando-o momentos depois.

Segundo o delegado Hildebrando da Silva, os criminosos não agem utilizando armas de fogo. “Eles utilizam-se de notebooks e dos ‘chupa cabras’ para realizarem saques ou efetuarem transferências dos caixas eletrônicos”, informou. No entanto, os integrantes da quadrilha disseram não terem conseguido subtrair nenhuma quantia da agência do Bradesco, devido a uma pane no sistema.