A recém-criada Delegacia Digital já registrou aproximadamente 200 ocorrências nas primeiras 48 horas de funcionamento, sendo a maioria delas relacionadas a extravios, perdas e furtos de documentos ou objetos de valor. Houve também a notificação do desaparecimento de um cidadão.

A delegada Josélia Reis Santana, titular da unidade eletrônica, avaliou como positivo os dois primeiros dias de atendimento e destacou a emissão da certidão das queixas em menos de 30 minutos. “As equipes estão trabalhando em turnos de 12 horas e sempre checando todas as informações recebidas”, explicou.

No plantão das 7 às 19h desta quarta-feira (10), sob o comando da delegada Paula Sampaio de Araújo, um homem tentou registrar a perda de duas folhas de cheque e, ao ser apurado os dados do denunciante, a equipe constatou que ele já havia prestado esse mesmo tipo de queixa em outras oportunidades. “Cancelamos a ocorrência e informamos ao usuário que seria necessário o seu deslocamento até uma unidade policial”, explicou a delegada.

Paula Sampaio acrescentou que quando o cidadão envia uma queixa para a Delegacia Digital, a equipe verifica todos os dados do queixoso, inclusive os antecedentes criminais. E alertou: “falsa comunicação é crime”.

Com essa nova ferramenta a população pode registrar pela Internet furtos, inclusive de veículos, perda ou extravio de documentos e objetos, como também desaparecimento de pessoas de forma mais ágil e simples. O acesso à Delegacia Digital pode ser feito através do site da Secretaria da Segurança Pública www.ssp.ba.gov.br ou pelo endereço www.delegaciadigital.ssp.ba.gov.br.