Matéria publicada em 12/09/2008 – 13:00

Atualizada em 12/09/2008 – 15:20

Um efetivo de 25 mil PMs será utilizado durante todo o período que abrange o primeiro turno das eleições até 5 de outubro. São policiais de 32 unidades de Salvador e de 67 do interior que vão atuar em todos os 417 municípios da Bahia.

O plano foi apresentado pelo comandante-geral da PM, coronel Nilton Mascarenhas, ao governador Jaques Wagner e a representantes do Ministério Público Estadual, Tribunal Regional Eleitoral (TER) e a oficiais e praças da corporação, em solenidade na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), nesta sexta-feira (12).

Para o governador, o trabalho empreendido pelas polícias Civil e Militar no pleito eleitoral deste ano deve garantir a idoneidade do processo que ele considera a festa da democracia. “Sei que todos os policiais possuem suas convicções pessoais, mas determinei àqueles que estiverem em serviço no dia das eleições que façam cumprir a lei e garantam a segurança de todos os baianos, bem como do pleito, independente da posição partidária”, disse.

Dentro das atribuições feitas pelo comando da PM ao efetivo, estão o policiamento ostensivo em comícios, a escolta e guarda das urnas e o patrulhamento nos locais de votação. Mascarenhas afirmou que as ações estão sendo intensificadas com o reforço no efetivo em todas as regiões do estado e, em especial, em algumas localidades onde os ânimos entre a política estão mais acirrados.

Cada policial que estiver de plantão no dia das eleições vai receber um vale-postal de R$ 15 para custeio de alimentação para um período de 12 horas. A ajuda de custo será viabilizada por meio de convênio entre a PM, os Correios e o TRE.

Monitoramento

Durante o processo eleitoral, o policiamento em Salvador e no interior vai ser monitorado por meio do Centro de Informações e Decisões Estratégicas (Cide), instalado na capital. Segundo a Coordenadoria de Operações Policiais da PM, a unidade já foi utilizada no Carnaval deste ano para resoluções de conflitos e assessoramento de tomada de decisões.

Este ano, as eleições serão para prefeito e vereador em todos os 417 municípios do estado. De acordo com informações do TRE, são 1.281 candidatos às prefeituras e 28 mil para as câmaras municipais. Na Bahia, serão mais de 9 mil locais de votação, num total de 204 zonas eleitorais e 31 mil seções espalhadas na capital e no interior.