A intensificação das ações policiais integradas de combate à criminalidade e da violência no estado resultou, no mês passado, na redução da incidência de vários tipos de delitos em Salvador e na Região Metropolitana (RMS), em comparação a julho. De acordo com o Centro de Documentação e Estatística Policial (Cedep), o índice de homicídios dolosos (quando há a intenção de matar) caiu 29,94% em Salvador. Foram 117 casos, contra os 167 registrados no mês anterior. Na RMS, a queda foi de 13,89%.

Os casos de tentativa de homicídio – 67 em agosto – reduziram em 10,67% em relação a julho, quando houve o registro de 75 ocorrências. A atuação do Grupo Visão Noturna, subordinado ao Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), possibilitou no mesmo período uma redução de 10,18% na incidência de veículos roubados em Salvador e de 28,92% nos municípios da RMS.

Roubos a ônibus

Em Salvador, as ocorrências de roubos em coletivos sofreram uma redução de 1,29%. Foram 230 casos contra 233 registrados em julho. Na Região Metropolitana, a queda foi de 37,50% (15 ocorrências contra 24). Como resultado do reforço das ações de combate aos roubos a ônibus, a capital registra hoje uma média diária de cinco ocorrências, contra os mais de 30 assaltos que aconteciam quase todos os dias antes da criação do Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (GERRC). Integrante da estrutura da Polícia Civil, o grupo atua em parceira com a Rondesp, da Polícia Militar.

Instalado no Complexo Policial da Baixa do Fiscal, O GERRC recebe denúncias da comunidade através dos telefones 3235-0000 (Serviço Disque Denúncia da SSP) ou 3312-2961. O cidadão que presenciar ou seja vítima de assalto em ônibus pode auxiliar o trabalho dos policiais do GERRC informando características do autor, como aparência física, traje e outros detalhes que possam auxiliar o seu reconhecimento para posterior captura.

Trabalho integrado

Para o delegado-chefe, Joselito Bispo da Silva, o balanço estatístico de agosto apresentado pelo Cedep demonstra que as polícias Civil e Militar vêm atuando integradas e com celeridade no combate à criminalidade em todo o Estado. “As operações contra o tráfico de drogas e o crime organizado são prioridades”, ressaltou o delegado.

Ele destaca as recentes desarticulações de várias quadrilhas, a partir das prisões de seus líderes – todos criminosos de alta periculosidade – a exemplo do traficante Genílson Lino da Silva, o “Perna”, Renildo dos Santos Nascimento, 26 anos, o “Aladim” (responsável por mais de dez homicídios em Salvador, inclusive pela chacina ocorrida no bairro de Mussurunga), Jerry Adriani Correia de Souza, o “Binho”, e o seu rival Carlos Alberto dos Santos “Carlinhos”.