‘Nenhum assalto a ônibus foi registrado na capital entre a meia-noite de domingo e a manhã desta terça-feira (9), graças às abordagens policiais nos ônibus e, principalmente, nos pontos de embarque de passageiros.

As 89 prisões realizadas por policiais do Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (GERRC) no último trimestre possibilitaram uma redução de assaltos em áreas que apresentavam um alto índice de ocorrências, como as avenidas Paralela, Garibaldi, Vasco da Gama, e Suburbana, além da Cidade Baixa e adjacências.

Trinta e seis armas de fogo (30 revólveres e seis pistolas) foram apreendidas em poder de assaltantes, entre junho e agosto, principalmente durante blitze em vias públicas de grande extensão e em campanas feitas em bairros periféricos.
Em Salvador, as ocorrências de roubo em coletivos reduziram 1,29% em agosto, segundo o Centro de Documentação e Estatística Policial (Cedep). Foram 230 casos contra 233 registrados em julho.

Na Região Metropolitana, a queda foi de 37,50% (15 ocorrências contra 24). Como resultado do reforço das ações de combate aos roubos a ônibus, a capital registra, hoje, uma média diária de cinco ocorrências, contra os mais de 30 assaltos que aconteciam quase todos os dias antes das ações do GERRC, grupo integrante da estrutura da Polícia Civil e que atua nas ruas em parceira com a Rondesp, da Polícia Militar.

Microcâmeras

Segundo o delegado Antônio Cláudio Pereira Oliveira, titular Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), pelo menos 22 dos assaltantes retirados de circulação pelo GERRC nos últimos três meses, são contumazes em ataques a ônibus urbanos e a veículos de transporte alternativo. “Muitas vezes, um único criminoso põe em risco a integridade física de dezenas de passageiros no interior de um coletivo”, avalia o delegado, ressaltando a importância das ações preventivas e repressivas contra esse tipo de delito.

O cadastro de infratores, as imagens captadas durante os assaltos por microcâmeras instaladas nos ônibus e a participação do cidadão, denunciando a ação de criminosos através do serviço Disque-denúncia (3235-0000) e do telefone do GERRC (3312-2961), têm contribuído para a otimização do trabalho da polícia no combate aos assaltos em coletivos.

Além de investigativa, a atuação das equipes do GERRC caracteriza-se pela abordagem de passageiros em pontos estratégicos, executada em parceria com a Polícia Militar.

O cidadão que presenciar ou tenha sido vítima de assalto em ônibus pode auxiliar o trabalho dos policiais informando características do autor, como aparência física, traje e outros detalhes que possam auxiliar o seu reconhecimento para posterior captura. Subordinado ao Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), o GERRC está instalado no Complexo Policial da Baixa do Fiscal, na Calçada.

Captura de assaltantes

Dentre os assaltantes capturados pelo GERRC nos últimos três meses, e que agiam com mais freqüência no sistema de transporte da capital e da RMS, estão Joselino Lima da Silva (Dilino), responsável por mais de 15 assaltos a topic’s na Estrada Velha do Aeroporto; Mário Solano Santos, envolvido em 12 assaltos a ônibus além de uma série de arrombamentos na região do Comércio e no Centro de Salvador; Valnei Ventura da Silva e Elenilson Boaventura dos Santos, ambos integrantes de uma quadrilha responsável por mais de dez assaltos a ônibus ocorridos no bairro de Pernambués e adjacências. Estas prisões aconteceram em junho.

Também no mês de junho foram capturados, com farta quantidade de maconha, os traficantes Dimas Aragão de Jesus, Kleber Melo Silva e Robson de Assis Santos que, segundo investigações do GERRC, emprestavam armas a outros bandidos para praticarem assaltos a ônibus, sobretudo na Estrada do Derba.

Envolvido em 17 roubos a ônibus e a transeuntes nos bairros da Calçada, Uruguai, Bonfim e adjacências, Márcio Barbosa Lemos foi preso pelo GERRC no feriado de Dois de Julho. Naquele mês, também foi capturado Nadson Santos da Silva, autor de diversos roubos a ônibus coletivos ocorridos na Avenida Paralela. Com a sua prisão houve, segundo as estatísticas do GERRC, sensível redução de ocorrências naquele local.

Quadrilha

Ainda em julho, ocorreram as prisões de Luís Carlos Santos e Aran Paula Santos, apontados como autores de 13 assaltos a ônibus no bairro de Brotas. No dia 29 daquele mês, agentes do GERRC desarticularam uma quadrilha responsável por mais de 20 assaltos a ônibus ocorridos no Itaigara e adjacências, prendendo Roque Wilson Nascimento Gomes, Eliene Alves dos Santos, Isabel Cardoso de Araújo e Joilda Nascimento Gomes.

Em agosto, ocorreram as prisões de Jessé Ribeiro de Souza, envolvido em oito assaltos a coletivos na Paralela; de Dalmo Teixeira Vilas Boas (11 assaltos a ônibus, principalmente no Engenho Velho de Brotas); e da dupla Siderval Conceição dos Santos e Laudemiro Alves da Cruz Filho, responsáveis por dez assaltos a ônibus no Candeal de Brotas e adjacências.

Os policiais do GERRC também capturaram, no mês passado, outros criminosos conhecidos por ataques a ônibus, como José Antônio dos Santos Costa, o ‘Bracinho’ (cinco assaltos a ônibus na Estrada Velha do Aeroporto); Marcos Oliveira de Jesus (oito assaltos na Avenida Suburbana, mais precisamente em Fazenda Coutos); e André Luís Santos Edson Santos Farias Júnior, acusados da prática de sete assaltos a coletivos no Comércio e na Rótula do Abacaxi.