O plano piloto do projeto Ronda nos Bairros, da Secretaria da Segurança Pública (SSP), vai abranger 18 localidades do complexo de Tancredo Neves, em Salvador, beneficiando 500 mil pessoas. A iniciativa, que contará com 250 policiais, além de 10 viaturas e 10 motocicletas, foi lançada nesta quinta-feira (18) pelo governador Jaques Wagner na sede da 11ª Circunscrição Policial (CP), no bairro de Tancredo Neves. O projeto, inspirado numa iniciativa do governo do Ceará, foi apresentado a oficiais e praças da PM e a agentes e delegados da Polícia Civil.

Para ter acesso e solicitar a presença policial, os moradores de Saramandaia, Pernambués, Resgate, Cabula, Retiro, Saboeiro, Narandiba, Arraial do Retiro, São Gonçalo, Engomadeira, Estrada das Barreiras, Arenoso, Cabula VI, Tancredo Neves, Mata Escura, Sussuarana, Novo Horizonte e Nova Sussuarana devem telefonar para os telefones cujos números variam de 3281-9001 a 3281-9010, de acordo com a localidade. As ligações serão atendidas por uma central e transferidas para o celular do policial responsável de cada patrulha.

Segundo o governador, a ação é uma resposta do Estado para combater o avanço da violência em Salvador. “Com esse projeto vamos agir com firmeza na ofensiva contra o crime e buscar uma relação de respeito, amizade e cidadania com a comunidade dos bairros envolvidos, estabelecendo um ponto de equilíbrio na relação entre a polícia e a sociedade”, disse.

O secretário da Segurança Pública, César Nunes, explicou que o entorno do bairro de Tancredo Neves, que engloba 40 quilômetros quadrados em 18 localidades, foi escolhido para o patrulhamento 24 horas por dia por ter apresentado os maiores índices de violência em Salvador e região metropolitana.

De acordo com dados da SSP, a localidade liderou no ano passado o ranking de homicídios, com 93 assassinatos na capital no primeiro semestre de 2007, o que correspondeu a 16% das ocorrências de toda a cidade. No mesmo período deste ano, o número de mortes violentas foi de 137, enquanto as tentativas de assassinato aconteceram 92 vezes.

O tráfico de drogas no local também é uma das principais preocupações das autoridades ligadas à Segurança Pública. Nos seis primeiros meses de 2007, foram feitas 55 prisões de traficantes ou pessoas ligadas a quadrilhas, contra 84 realizadas de janeiro a junho deste ano.

Com relação aos usuários de entorpecentes, a polícia fez 118 prisões no primeiro semestre de 2007 e 150 em igual período deste ano.

Na apresentação da fase piloto do Ronda nos Bairros, o secretário declarou que a intenção do governo é ampliar a iniciativa para toda a extensão de Salvador e cidades-pólo do interior do estado.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nilton Mascarenhas, afirmou que a intenção do projeto é ocupar os espaços, conhecer o cotidiano das comunidades, por meio de um levantamento prévio, e atuar em parceria para reduzir a violência.

Ele destacou que a PM está realizando um monitoramento em áreas estratégicas da cidade, através do serviço de inteligência policial.

As viaturas do Ronda nos Bairros serão interligadas por um sistema batizado de Tetra, que inclui a utilização de equipamentos como GPS, celulares e radiocomunicação.

Redução da violência

Desde a deflagração de uma operação que envolveu 500 policiais na região de Tancredo Neves, no último fim de semana, nenhum homicídio foi registrado até a manhã desta quinta-feira (18). Além disso, não foram registrados assaltos a ônibus no local.

Telefones de acordo com a localidade

3281-9001Saramandaia e Pernambués
3281-9002Resgate