Nos primeiros quatro dias de atividade do projeto Ronda nos Bairros, foram realizados 905 procedimentos policiais no entorno do bairro de Tancredo Neves, em Salvador. As informações são do Comando de Policiamento da Capital (CPC), da Polícia Militar, unidade responsável pela gestão do projeto.

Segundo o tenente coronel Barbosa Neto, comandante do Ronda nos Bairros, no período de 18 a 21 deste mês, foram feitas 616 abordagens a pessoas, 109 procedimentos semelhantes a veículos, 27 a bares e lanchonetes, sete motocicletas e sete ônibus.

Na mesmo período, 21 pessoas foram conduzidas para a 11ª Circunscrição Policial, localizada no bairro e apreendidas uma arma branca e uma arma de fogo. “Uma pessoa foi autuada em flagrante e outras duas irão responder por delitos de natureza leve”, informa Barbosa Neto.

O comandante do projeto avalia de forma positiva a implantação do Ronda nos Bairros na localidade, que de acordo com a Secretaria da Segurança Pública, teve os maiores índices de criminalidade da capital baiana em 2007. “Está começando a existir uma integração maior da PM com a comunidade, pois com a permanência maior de policiais nas ruas, os moradores se sentem mais confiantes e seguros”, afirma.

Barbosa Neto explica ainda que a tendência é que o número de solicitações aumente, à medida que a população tome conhecimento do novo serviço. Para o tenente coronel, é preciso que os moradores de cada localidade saibam exatamente o número telefone para acionar os policiais. “Isso dá mais agilidade e reduz o tempo de atendimento em relação a hora chamada”.

Segundo dados do CPC, 66 solicitações foram feitas num período de quatro dias nas localidades abrangidas pelo projeto.

Comunidade

Com menos de uma semana de lançado, o Ronda nos Bairros já conta com a aprovação dos moradores locais. A comerciaria Andréa Maria acredita que a presença dos policiais ajuda a inibir crimes como assaltos, além da ação de traficantes. Altermiro de Carvalho, que é trabalhador autônomo, também disse que está mais tranqüilo após a implantação do programa. Ele espera que haja continuidade do patrulhamento.

Já Solange Santos afirma que o Ronda nos Bairros possibilita a retomada da rotina normal em lugares que antes eram considerados violentos.

O projeto, que possui 250 policiais em esquema de revezamento em 18 localidades, garante policiamento ostensivo 24 horas. A iniciativa reúne pm’s em 10 motocicletas e 10 viaturas, que ficam espalhadas por toda a região de Tancredo Neves, que concentra 500 mil habitantes.