A delegacia digital da Polícia Civil, lançada nesta terça-feira (9), vai dar mais agilidade e oferecer mais conforto para o registro de ocorrências aos cidadãos dos 417 municípios da Bahia. A nova ferramenta foi apresentada pelo secretário da Segurança Pública, César Nunes, a autoridades e jornalistas no auditório da SSP, no Centro Administrativo.

Com uma estrutura formada por cinco policiais para cada equipe (um delegado e quatro agentes), a delegacia digital funciona em regime de plantão durante 24 horas no mesmo prédio da Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel).

O registro de ocorrências como furto de objetos e veículos, perda ou extravio de documentos e objetos, além de desaparecimento de pessoas, deve ser feito por meio do site www.delegaciadigital.ssp.ba.gov.br . Em, no máximo, 30 minutos, o cidadão receberá a ocorrência por e-mail, depois de preencher um formulário com os dados pessoais e a natureza do registro.

Somente nas duas primeiras horas de funcionamento, o novo serviço contabilizou oito ocorrências.

Para Nunes, a delegacia digital vai facilitar a vida do cidadão, porque não vai precisar da subnotificação. “Assim, muitos policiais que estão exercendo funções administrativas vão retornar às investigações e aos processos operacionais”, ressaltou.

O secretário assegurou também que o sistema é eficiente e que a polícia está atenta às possíveis ‘falsas ocorrências’. “Temos como identificar todos os computadores que se interligarem com a delegacia digital e, se houver algum caso de ‘falsa ocorrência’, estaremos preparados para solucionar a situação. Além disso, o próprio sistema já solicita dados importantes do usuário, como telefone residencial e endereço”, disse.

Novas medidas para diminuir violência

Mesmo com a redução dos principais índices de violência em agosto, com relação a julho, como homicídios (-29,94%), tentativas de assassinato (-11%) e roubo de veículos (-11%), a Secretaria da Segurança Pública continua implementando uma série de ações para barrar o avanço da criminalidade.

Nunes afirmou que, além do aumento do número de policiais nas ruas, com o reforço do efetivo com agentes do interior, as investigações e prisões de bandidos considerados perigosos e a elucidação da maioria dos assassinatos estão contribuindo para a diminuição da violência em Salvador e região metropolitana.

“É preciso deixar claro que não estamos querendo passar sensação de segurança e sim oferecer segurança à população de todas as regiões do estado”, declarou o secretário.

Ele informou que foi aprovado um projeto de lei para contratação, por meio de seleção pública, de mil reservistas das Forças Armadas que vão atuar em funções administrativas da estrutura policial do Estado “e, assim, permitir o deslocamento de agentes e militares para as funções operacionais”. O processo de admissão deve começar em 20 dias.

Outra medida anunciada é o novo concurso público para policial militar, que prevê a abertura de mais 3,2 mil vagas. “A intenção do governo é eliminar as barreiras burocráticas para disponibilizar esse novo efetivo num prazo mais rápido”, observou Nunes.

A área de segurança pública da Bahia já dispõe também de um aparato tecnológico que vai permitir a integração entre as polícias Civil e Militar. Além dos aparelhos de GPS, que estão sendo instalados em todas as viaturas, está sendo montado um novo sistema de telecomunicações entre veículos, delegacias e unidades da PM.

Serão 22 centrais em todo o estado (11 novos prédios e 11 readaptados em antigas estruturas). “A iniciativa vai permitir, por exemplo, a interligação entre as cidades-pólo e os pequenos municípios que fazem parte de seu entorno e entre os policiais civis e militares”, disse o secretário. O investimento do governo na compra dos equipamentos foi de US$ 19 milhões.