A Secretaria da Segurança Pública (SSP) vai contratar mil reservistas das Forças Armadas para exercer funções administrativas nas Polícias Civil, Militar e Técnica. Segundo o secretário César Nunes, o edital deve ser divulgado na segunda-feira (15).

Podem se candidatar, jovens com idade entre 19 e 23 anos, que não possuem antecedentes criminais. A seleção será feita por meio de uma prova de conhecimentos gerais. Os aprovados participarão de um treinamento que terá a duração de um mês. A remuneração será de até dois salários mínimos e o contrato de trabalho temporário.

O secretário explica que o objetivo é reduzir o déficit de policiais nas áreas operacionais como patrulhamento e investigações. Segundo ele, a medida vai garantir um reforço de 4,2 policiais para Salvador e interior do estado, com a incorporação, em janeiro, dos aprovados no último concurso da PM que se encontram em treinamento.

De acordo com levantamento da SSP, a Bahia perde de 600 a 700 policiais por ano, com aposentadorias, afastamentos e mortes. Atualmente, a polícia baiana conta com 27,4 mil homens.

Morte de policiais

César Nunes também lamentou a morte de dois policiais militares ocorridas nesta semana e disse que a polícia vai continuar apertando o cerco contra a criminalidade.

“Este ano, já prendemos 31 pessoas suspeitas de praticar uma série de homicídios, inclusive nas chacinas de Mussurunga e Bairro da Paz. Estamos sentidos com a perda dos dois colegas, mas asseguramos que vamos continuar com a nossa postura rígida de combate ao crime”, enfatizou.

Na tarde desta quinta-feira (11), policiais da 7ª Circunscrição Policial, localizada no bairro do Rio Vermelho, prenderam dois suspeitos do assassinato do sargento da PM José Jorge de Arruda, 48 anos, ocorrido no Engenho Velho da Federação.