No dia internacional do Turismo, comemorado neste sábado (27), a Bahia ganhou um novo serviço dedicado aos nossos visitantes, o Disque Bahia Turismo. Este é um moderno call center com 40 atendentes que prestam informações aos turistas e baianos nos idiomas português, inglês e espanhol. O serviço inaugurado pelo secretário de Turismo Domingos Leonelli e pela presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, fornece toda a demanda de informações que os turistas e baianos precisarem, podendo ser acessado pelo telefone 3103-3103. A iniciativa é pioneira, em todo o Brasil, e presta informações turísticas durante as 24 horas do dia.

O Disque Bahia turismo está acoplado ao portal Bahia.com , que está sendo reformulado e logo será reinaugurado. "Ele utiliza o sistema TAG da Ouvidoria Geral da Bahia, o que nos liga a todos os serviços do Estado", informa o secretário Domingos Leonelli. A presidente da Bahiatursa, Emília Silva, destaca que além da empresa trabalhar na promoção e venda dos destinos turísticos da Bahia, precisa ter um serviço receptivo excelente. "Precisamos tratar muito bem o turista e este serviço de atendimento receptivo é fundamental para aumentarmos nossa eficiência e garantirmos a satisfação do turista", afirmou Emília.

Trade turístico elogia a iniciativa

O Disque Turismo Bahia foi apresentado na sexta (26) por Leonelli e Emília Silva a todo o trade turístico nas dependências do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) do Pelourinho. Os dirigentes de hotéis, agências de viagens, locadoras de carros e de outros segmentos elogiaram o serviço. 

"Isto é fruto de um trabalho constante para melhorar a qualidade do turismo da Bahia", afirmou Ernane Petinatti, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Bahia (ABIH-Ba). “Quero parabenizar a Setur por lançar este produto novo. "Os hotéis e o trade em geral podem colaborar como agentes divulgadores para o sucesso da iniciativa", completou Cícero Sena, presidente do Salvador Convention Bureau.

Já Sílvio Pessoa, presidente do Sindicato dos Hotéis da Bahia, destacou a importância da medida para aprimorar o atendimento ao turista. "Acompanhamos algumas reuniões, num trabalho conjunto, e acredito que o empreendimento tem todas as condições de agregar qualidade ao segmento", analisou Pessoa.

Carlos Casaes, integrante do Fórum Estadual de Turismo, afirmou estar feliz com o fato do governo do Estado acolher os anseios da iniciativa privada. "Juntos poderemos conseguir novas formas de incrementar o setor. Vocês estão no rumo certo", destacou. O representante da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), Rui Cerqueira, disse: "Vamos usar muito o serviço. Parabenizo vocês e vamos trabalhar juntos". Já Marconi Dutra, diretor regional da Asssociação Baiana das Locadoras de Automóveis (ABLA), comentou: "Esse call center trará enorme benefícios ao nosso Estado ao informar mais e melhor aos turistas".

Salto de qualidade

O secretário Domingos Leonelli destacou, na abertura da apresentação, os esforços do governo do Estado em aumentar a confiabilidade das informações coletadas sobre os destinos turísticos baianos e também o constante trabalho visando melhorar a qualidade do atendimento. "Estamos dando, nesta data, o terceiro salto evolutivo do turismo baiano. O primeiro foi na década de 30 com a invenção cultural da Bahia, com a divulgação da arte de Jorge Amado e Dorival Caymmi, seguido depois pelo sucesso da música Baixa dos Sapateiros, de Ary Barroso, que vendeu um milhão de discos nos Estados Unidos", explicou o secretário.

Segundo ele, o segundo salto ocorreu na década de 60 com o planejamento, feito por Rômulo Almeida, que permitiu a realização de investimentos pesados em infra-estrutura, a exemplo da construção de estradas. Também foram feitos investimentos na promoção do Estado e na reforma do Centro Histórico de Salvador, com vistas ao desenvolvimento do turismo.

"Agora, somente com duas pesquisas amplas sobre as origens, dias de permanência e sobre as atrações e os destinos turísticos preferidos pelos turistas estamos investindo R$ 1,7 milhão. Esse call Center Disque Bahia Turismo e o novo site Bahia.com,  que está sendo reformulado representam um salto de qualidade, na inserção econômica do Estado. Não queremos enclaves e sim atrair empreendimentos capazes de impulsionar o desenvolvimento das localidades e da população que vive no entorno", explica Leonelli.

A presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, falou das ações que estão sendo feitas pela empresa na divulgação da Bahia. Ela citou que no dia 11 de outubro acontecerá uma visita de jornalistas à Juazeiro para que conheçam as vinícolas da região e o novo segmento do Enoturismo. "Estaremos dias 6 e 7 de novembro em Córdoba e Mendonça para o lançamento do novo vôo charter ligando a Argentina à Bahia, partindo de Córdoba", destacou.

Disque Bahia Turismo

Por estar interligado ao Sistema de Ouvidoria do Estado, o Disque Bahia Turismo pode encaminhar queixas, denúncias e sugestões sobre os serviços turísticos e públicos do Estado. "É bom ver as concepções defendidas sendo colocadas em prática. Esse novo call center é um bom exemplo porque a partir das sugestões e reclamações podemos melhorar o serviço, uma das metas da democratização do Estado. O governo é um conjunto e temos que nos ajudar, daí a importância da parceria com a Setur", afirmou Jones Carvalho, Ouvidor-geral do Estado da Bahia.

Como os dois serviços estão interligados, o usuário pode acessar um ou outro através dos dois telefones. O da Ouvidoria é 0 800 2840011 e o interessado tem que teclar a opção 2 (Turismo), que sua ligação será transferida automaticamente para o 3103-3103 do Disque Bahia Turismo. O Sintur funciona na Avenida 7 de Setembro, nº 282, Edifício Brasilgás, Centro de Salvador.

Estiveram presentes na reunião de apresentação do Disque Bahia Turismo as seguintes personalidades: Jones Carvalho, Ouvidor-geral do Estado da Bahia, José Ricardo Diniz, presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Marconi Dutra, diretor regional da Asssociação Baiana das Locadoras de Automóveis (ABLA), Alexandre Garrido, vice-presidente do Sindetur, Ernane Petinatti, presidente da ABIH, Silvio Pessoa, presidente do Sindicato dos Hotéis, Cícero Sena, presidente do Salvador Convention Bureau, Gorgônio Loureiro, diretor da Brasilturs, Eduardo Teles, do Salvador Praia Hotel, Rui Cerqueira, da Delegacia de Proteção ao Turismo (Deltur), José Iglésias, da Tours Bahia e Carlos Casaes, integrante do Fórum Estadual de Turismo.