As carretas do SAC Móvel atenderam, neste ano,  mais de 100 mil cidadãos baianos na capital e interior do estado. Entre os meses de janeiro a julho houve um incremento de 30% no número de atendimentos em relação ao mesmo período do ano passado. Até o último mês de julho, os veículos percorreram 102 cidades, incluindo Salvador.

O balanço divulgado pela Secretaria da Administração (Saeb) reflete os resultados do programa Você Cidadão, que dissemina ações voltadas para a ampliação e melhoria do atendimento ao público no estado. O programa reforça a qualidade da prestação do serviço público, disseminando o conceito de atendimento de qualidade, igualitário e inclusivo. As carretas marcaram presença nas quatro edições do programa Você Cidadão realizadas em praças públicas, nos bairros de Periperi e Cajazeiras (na capital), e nos municípios de Central e Presidente Tancredo Neves.

Além disso, o programa lançou ações especiais de atendimento em momentos de pico de demanda por documentação como durante as férias escolares (Você Cidadão nas Escolas) e no Carnaval (Você Cidadão no Carnaval).

O SAC Móvel também realizou atendimentos preferenciais às comunidades indígenas e às mulheres trabalhadoras rurais, por meio de parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Em maio, o serviço integrou a iniciativa do programa Ação Global, em Salvador e Feira de Santana. As equipes compareceram ainda aos festejos da Independência da Bahia, em julho, com uma programação especial.

Cronograma

Neste mês, o SAC Móvel inicia a rota 1 pelo município de Candeal (2 e 3), Cícero Dantas (5 e 6), Lamarão (8 e 9), Água Fria (11 e 12), Aramari (14 e 15), Macajuba (17 e 18), Palmeiras (20 e 21), Lençóis (23 e 24), Piritiba (26 e 27), Morpará (29 e 30). Na rota 2, a carreta visita as comunidades de Carinhanha (3 e 4), Igaporã (6 e 7), Matina (9 e 10), Candiba (12 e 13), Malhada (15 a 17), Serra do Ramalho (19 a 21), Feira da Mata (23 e 24), Jaborandi (26 e 27), Santa Maria da Vitória (29 a 1o de outubro). As carretas ficam estacionadas, em geral, no centro do município e disponibilizam os serviços das 8 às 18h.

Qualificação

Dados da Saeb indicam que o serviço mais solicitado no SAC Móvel é a emissão da carteira de identidade, que contabilizou cerca de 132 mil atendimentos entre janeiro e julho de 2008. A Ouvidoria Geral do Estado (OGE), que integra desde fevereiro as duas rotas itinerantes, segue no segundo lugar do ranking, contabilizando 27 mil registros.

Em seguida, o terceiro serviço mais procurado, com 20 mil solicitações, é a emissão de antecedentes criminais. O SAC Móvel também disponibiliza gratuitamente certidão de nascimento, além de recadastramento de pensionistas do Estado. Os municípios a serem visitados pelo SAC Móvel são definidos em um cronograma que contempla 200 localidades a cada ano, garantindo que todos os municípios baianos sejam atendidos pelo menos uma vez a cada dois anos.

O programa Você Cidadão desenvolve ações de otimização do atendimento ao público em órgãos estaduais. O projeto piloto foi lançado no Detran, no início do ano, quando reduziu o tempo de atendimento nas áreas de habilitação e vistoria de veículos. As melhorias já resultam na redução do tempo médio para vistoria de 30 para 17 minutos. No mesmo setor, a capacidade de atendimento passou de 300 para 500 usuários por dia. Já na área de habilitação de condutores, a espera para abertura de serviço e pagamento de taxa foi reduzida de 40 para 25 minutos.

A ação teve como ponto de partida um diagnóstico nas áreas de maior demanda e as mudanças incluíram reformas estruturais e reforço no quadro funcional, que passou a contar com o apoio de funcionários do SAC. Durante a capacitação dos profissionais foi priorizada a humanização do atendimento do usuário, que será adotada como marca do novo modelo de atendimento.