Tradicional centro de peregrinação de milhares de romeiros do Nordeste e de outras regiões do país, Bom Jesus da Lapa, às margens do Rio São Francisco, é mais um município baiano beneficiado com a inclusão sociodigital, promovida pelo Governo do Estado.

No início da tarde desta sexta-feira (19), O Programa Cidadania Digital, da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), inaugurou na Escola Batista um Centro de Digital de Cidadania (CDC), equipado com dez computadores, uma impressora e acesso à internet.

A adolescente Viviane Ferreira, 15 anos, aluna da 4ª série do Centro Educacional São José, participou da solenidade. Ela nunca teve acesso ao computador e, agora, poderá “pesquisar, bater papo com internautas e conhecer o famoso Orkut”. A Secti prevê entregar mais um CDC, em Bom Jesus da Lapa, no prazo de 30 dias.

Centro Vocacional

O secretário Ildes Ferreira também se reuniu com representantes do Território do Velho Chico, se comprometendo a implantar um Centro Vocacional Tecnológico Territorial na região, que inclui municípios como Barra, Ibotirama, Morporá, Muquém do São Francisco, Carinhanha, Malhada e Oliveira dos Brejinhos. O CVTT será destinado à produção e o beneficiamento da banana, um dos principais cultivos da região.

Por meio da implantação desses centros, o Governo do Estado oferece uma importante ferramenta para elevar a base científica da Bahia e permitir a capacitação tecnológica e profissional de jovens e adultos.

Alinhado com as peculiaridades e a vocação econômica dos Territórios de Identidade, cada CVTT vai oferecer capacitação profissional e atrair empreendedores locais em busca de qualificação para melhor atuar em seus negócios, incorporando, sempre que possível, novos aportes tecnológicos.

No total, a Bahia vai receber 37 CVTTs, cada um ligado à vocação do território instalado como turismo e tecnologia da informação e comunicação, pecado e indústria náutica, dentre outros.

O primeiro CVTT foi inaugurado em 19 de dezembro passado, em Feira de Santana. Haverá ainda CVTTs voltados para a pesca (Salvador), indústria náutica (Salvador), processo de carne e seus derivados (Senhor do Bonfim), formação profissional tecnológica nas áreas de pneumática, automação industrial e hidráulica (Alagoinhas), mecânica automotiva (Itabuna), sisal (Valente) e Cruz das Almas (fruticultura).