Dando continuidade ao projeto de implantação de software livre, a Coordenação de Informática da Procuradoria Geral do Estado finalizou a instalação das ferramentas de escritório do BR Office, em substituição ao MS Office. Antes da migração, os funcionários da PGE participaram de um seminário de sensibilização e de um treinamento para que não enfrentassem dificuldades na manipulação das novas ferramentas de escritório após a instalação. A troca dos programas começou no dia 28 de agosto e foi concluída em 08 dias.

“Treinamos todos os colaboradores e mostramos, num curso preparatório, as vantagens de se usar os softwares livres. Esta iniciativa implica em economia para a Procuradoria Geral do Estado, de aproximadamente R$ 234.000,00 (duzentos e trinta e quatro mil reais) referente à licença Office Standard ”, garante a coordenadora de informática da PGE, Ana Rita Neves.

O uso integral do BR Office é uma uma importante experiência em grande escala com software livre no governo baiano. A tendência é que toda a estrutura administrativa do Governo da Bahia deva adotar software livre, com o objetivo de aliar economia e o exercício da cidadania. Este é o principal benefício trazido pela migração dos programas utilizados pelo Governo da Bahia para plataformas de software livre. A opção está alinhada com a propósito mundial da administração pública de trabalhar com plataformas que sejam gratuitas e tenham código aberto.

A Coordenadora de Informática declarou ainda, que um grupo de trabalho da PGE já trabalha na elaboração do novo portal e intranet da instituição, que seguirá as recomendações do Grupo Bahia na Internet, ligado ao Fórum de Tecnologia da Informática e Comunicação – Fortic.