A cidade de Feira de Santana – e mais uma grande área no entorno, que juntas somam aproximadamente 226 quilômetros quadrados – será a primeira parte da Bahia atendida pelo programa Cidades Digitais. O programa foi lançado nesta quarta-feira (dia 24), na sede da Câmara de Diretores Lojistas (CDL), em Feira de Santana. A iniciativa é da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), que vai priorizar instituições públicas, bairros populares e a população de baixa renda, não se restringindo a esses pontos.

A região vai ter internet banda larga sem fio, uma infra-estrutura tecnológica que vai permitir o acesso a diversos serviços da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Por meio da iniciativa, será disponibilizada internet a todas as instituições públicas de Feira de Santana (municipais, estaduais e federais), bem como aos Centros Digitais de Cidadania (CDCs), implantados no município pelo Cidadania Digital (Programa de inclusão sociodigital do Governo do Estado).

Serviços públicos, organizações não-governamentais e escolas estão na primeira lista das instituições a serem atendidas. A tecnologia empregada, conhecida como Mesh, vai permitir uma rápida expansão, num crescimento exponencial dos atendidos.

De acordo com o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, “além de Feira de Santana, o programa vai chegar a outros 23 municípios do interior baiano”. Ele explica que nestes locais, será possível reduzir custos com tecnologia como a VoIP – Voz sobre IP – que substitui o telefone e é quase de graça. “Na segunda maior cidade baiana, o processo está mais adiantado já que as verbas de implantação foram garantidas por uma emenda parlamentar na Câmara Federal”, completa. A previsão é que os equipamentos comecem a operar no primeiro semestre de 2009.