Um programa de computador (software) desenvolvido na Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb) ajudará a projetar sistemas de abastecimento de água, usando uma ferramenta gráfica de fácil utilização que além do cadastramento de pequenas comunidades, tem como objetivo o cálculo e gerenciamento dos sistemas. Baseado na topografia, o programa calcula e desenha as curvas de nível, o que facilita o reconhecimento da cota de cada ponto da área estudada.

Apenas desenhando a tubulação, é possível calcular a rede de distribuição e adutoras de forma automática. Este novo jeito de projetar facilitará o trabalho dos engenheiros da Cerb que poderão fazer várias simulações para escolher a melhor alternativa para o projeto. O programa também identifica a melhor opção de equipamento de recalque, assim como verifica o comportamento das pressões nas tubulações do sistema.

A ferramenta, denominada Hidrosanear, foi criada pelo engenheiro Nelson Roberto Pinheiro Lima e apresentada, na última sexta-feira (26), no auditório da Polícia Militar, durante o 4º Momento Técnico, realizado ao final de cada mês. Segundo Lima, com esse programa é possível projetar de forma mais rápida pois, anteriormente, seria necessário o envolvimento de mais profissionais, assim como de softwares diferenciados. Agora, várias etapas podem ser elaboradas no mesmo programa.

Outra utilidade do programa é o gerenciamento do abastecimento de água propriamente dito, com a impressão inclusive de boletos bancários para cobrança de água, quando pertinente. O diretor de Operações da Cerb, Jorge Farias, falou da importância de se iniciar os testes o mais breve possível para que se possa viabilizar a utilização do programa, o que vai contribuir para avanço tecnológico da empresa.

De acordo com a engenheira Auxiliadora Benevides, o trabalho desenvolvido por Nelson Lima será bastante útil, simplificando a elaboração dos projetos de sistemas de abastecimento de água de pequenas comunidades, cujo o público é o alvo da Cerb.