O Governo do Estado divulgou nessa quarta-feira (17) o edital de seleção pública para contratação de 150 jovens que atuarão nos postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da capital e Região Metropolitana de Salvador. Esta é a primeira seleção do Mais Futuro, programa de aprendizagem e capacitação que tem como objetivo abrir as portas do mercado de trabalho para jovens de baixa renda.

As inscrições devem ser realizadas até domingo (21) no site www.selecao.uneb.br/aprendizes . Para essa primeira seleção, poderão participar jovens com ensino médio completo, oriundos de escola pública, e de até 22 anos de idade (completados até 30 de novembro próximo). No ato da inscrição online, os candidatos devem imprimir boleto no valor de R$ 5, que pode ser pago em qualquer agência do Banco do Brasil.

A seleção será feita por meio de prova objetiva, a ser aplicada no dia 12 de outubro, no turno vespertino, em locais e horários a serem divulgados a partir do dia 7, no mesmo endereço eletrônico das inscrições.

As provas vão avaliar conhecimentos nas áreas de língua portuguesa, matemática, atualidades e informática. Além da prova objetiva, a seleção constará de exame médico e avaliação socioeconômica – já que o candidato deve possuir renda familiar não superior a três salários mínimos.

O conteúdo programático da prova e as regras gerais para participação podem ser consultados no edital, que traz as orientações para a formação do cadastro que comporá o Banco de Aprendizes do Estado da Bahia. Os jovens participantes do Mais Futuro terão carga horária de seis horas diárias de trabalho. O aprendiz terá carteira assinada e o valor da bolsa será de R$ 450.

Capacitação e inclusão

Dados do IBGE indicam que os jovens da faixa etária coberta pelo programa – de 14 a 24 anos – correspondem a mais de 45% da população desocupada que procura por trabalho na Região Metropolitana de Salvador. O programa Mais Futuro contemplará, nos próximos editais, a faixa etária citada. Para a seleção do SAC, entretanto, o edital convoca pessoas entre 16 e 22 anos de idade, pois é necessário ter o segundo grau completo. Serão admitidos jovens de até 22 anos, já que a validade do contrato é de dois anos.

O programa possibilita a contratação de até 15% de jovens em relação ao número total de servidores de cada uma das 69 unidades estaduais da administração direta e indireta. “O Mais Futuro servirá de porta de entrada para um contingente expressivo de jovens que habitualmente encontram dificuldades em ingressar no mercado de trabalho. O programa congrega vivência prática e capacitação teórica, aliança que ampliará seu leque de oportunidades de desenvolvimento profissional”, definiu Manoel Vitório.

Além da vivência prática no mundo do trabalho, o treinamento teórico está dividido em módulos que incluem disciplinas como qualidade no atendimento, administração pública, informática, noções de empreendedorismo, entre outros.

A experiência piloto nos postos SAC servirá de modelo a ser disseminado pelos órgãos e entidades da administração estadual. O programa Mais Futuro foi lançado oficialmente no último dia 12 pelo governador Jaques Wagner, em cerimônia na sede das Voluntárias Sociais da Bahia.