Estimular a geração de informações, pelas diversas instituições, com recorte sobre juventude, raça, gênero, etnia, orientação sexual, e criar incentivos às empresas para adesão à lei da aprendizagem foram algumas das principais propostas aprovadas na Oficina de Planejamento Trabalho e Juventude, encerrada nesta terça-feira (23), no Auditório de Espaço Crescer, na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Na oficina, iniciada na segunda-feira (22) e que integra as ações da Agenda Bahia do Trabalho Decente, também foi proposta a articulação junto ao setor privado para a absorção de jovens no mercado de trabalho, em especial aqueles oriundos de programas governamentais voltados para a juventude.

As propostas serão agora sistematizadas e discutidas com entidades parceiras, quando então serão estabelecidas metas e responsabilidades. A realização da Oficina Trabalho e Juventude é uma iniciativa do Governo da Bahia, por meio da Setre e das Secretarias estaduais de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e Relações Institucionais (Serin), em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e teve por objetivo organizar e potencializar as ações voltadas para a melhoria das condições de trabalho dos jovens no estado.

Experiência piloto

Presente à abertura do evento, o secretário nacional da Juventude, Beto Cury, afirmou que o encontro é uma experiência piloto, em parceria com a OIT, para buscar, de forma intersetorial, soluções e medidas para mais e melhor qualidade no trabalho para o segmento da juventude.

A Secretaria Nacional da Juventude, criada em 2005, é responsável por articular os programas e projetos destinados aos jovens com idade entre 15 e 29 anos; fomentar a elaboração de políticas públicas para o segmento juvenil, em nível municipal, estadual e federal; interagir com os poderes Judiciário e Legislativo na elaboração dessas políticas, além de promover espaços para que a juventude participe de todo esse processo.

Desafio

Para o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, o “desafio é criar oportunidades para os jovens de forma integral, com acesso ao trabalho, educação lazer e cultura”, destacou.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2007, realizada pelo IBGE, a população baiana é de 14.109.125. Desse total, 3.985.547 são jovens entre 15 e 29 anos, o que representa 28,2% da população.

Os números foram apresentados no encontro por José Ribeiro, diretor de Pesquisa da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, que falou sobre Trabalho Decente e Juventude na Bahia. Segundo informou, dos quase dois milhões de jovens ocupados, na faixa dos 18 aos 29 anos, mais de 1,3 milhão trabalham na informalidade.