LOCAL: New York Palace Hotel (Estados Unidos, Nova Iorque)
DATA: 22.09.08 (segunda-feira)
HORÁRIO: 9h30

O QUE É: Lançamento da nova campanha publicitária mundial de promoção turística do Brasil. Na oportunidade, o governador Jaques Wagner participa de uma homenagem ao presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

LANÇAMENTO: Reunirá, além do presidente Lula, do ministro do Turismo, Luiz Barreto, e da presidente da Embratur, Jeanine Pires, governadores e secretários estaduais do setor. A campanha, intitulada de “Brasil Sensacional”, objetiva divulgar destinos turísticos brasileiros no exterior. Na ocasião, serão exibidas as peças que serão veiculadas em diversos países considerados prioritários para a promoção internacional do país e divulgados também detalhes da campanha que atingirá turistas estrangeiros de variados perfis e níveis de exigência. O lançamento nos Estados Unidos dará início a uma intensa atividade promocional que o país realizará nos próximos meses para tentar conquistar um maior fluxo de turistas norte-americanos e que também será realizada na Europa.

HOMENAGEM: O presidente será condecorado com a Insígnia de Ouro da Sociedade e do Conselho das Américas. A cada ano um líder de destaque na região é escolhido para ser homenageado. No ano passado, o presidente da Guatemala, Oscar Berger, recebeu a honraria. Em 2006, o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, foi o agraciado.

OUTRAS AÇÕES: O governo baiano não vê o turismo apenas como atividade econômica, mas como importante vetor no desenvolvimento do estado. Por isso tem se empenhado na realização de ações que consolidem o turismo como política de Estado. Entre elas, podemos destacar algumas:

Vôo internacional: A Bahia receberá um vôo diário direto da American Airlines, partindo de Miami para Salvador, a partir de novembro deste ano. A conquista é fruto das gestões do Governo do Estado com a empresa e os governos federal e norte-americano. Os mais de 220 passageiros a bordo em cada avião também poderão fazer conexão com centenas de cidades dos Estados Unidos.

Estado e União: A parceria entre os governos tem gerando grandes resultados. Em julho deste ano, foram assinadas ordens de serviço para obras do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur 2) que irão recuperar grandes monumentos do Centro Histórico de Salvador: Palácio Rio Branco, Conjunto do Pilar, Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão e a Casa das Sete Mortes. As intervenções totalizam investimentos da ordem de R$ 17 milhões. 

Turismo Étnico Afro: O Governo do Estado lançou em 2007 o Programa de Ação do Turismo Étnico Afro da Bahia, que tem como objetivo atrair mais visitantes, sobretudo os afro-descendentes norte-americanos, para a Bahia, aproximando-os de sítios e manifestações culturais vinculados às suas origens. O projeto visa difundir o conceito desse segmento, além de pesquisar e coletar dados que contribuam para a elaboração de políticas públicas e modelos de gestão. A criação por parte do governo baiano de um projeto direcionado ao segmento do turismo étnico foi tão bem aceita, que a iniciativa foi adotada nacionalmente pelo Ministério do Turismo. 

Serviços: Dois importantes serviços voltados para qualificação do setor turístico foram inaugurados no final do ano passado. Com o Serviço de Informação de Mão-de-Obra Turística (Simtur), hotéis, bares, restaurantes e outros estabelecimentos do setor passaram a contar, gratuitamente, com um cadastro de trabalhadores treinados para desempenhar diversas atividades da área, como cozinheiros, garçons, recepcionistas, camareiras entre outros. Já com o Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), agora os visitantes encontram em um único lugar diversos tipos de informação: hospedagens, atrações turísticas, restaurantes, eventos em geral, passagens aéreas, terrestres e via ferry-boat, entre outras.