As inscrições para o Concurso Vestibular 2009 Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), estarão abertas a partir desta terça-feira (23) até o dia 14 de outubro, somente pela internet, no site www.uesc.br. A confirmação da inscrição será disponibilizada na mesma página, após conferência do pagamento, via boleto bancário, no valor será de R$ 85,00.

As provas serão realizadas no campus da universidade e em colégios nas cidades de Ilhéus e Itabuna, no período de 18 a 20 de janeiro de 2009. As obras literárias recomendadas para o concurso são: Eu, Augusto dos Anjos; Os becos do homem, Jorge de Souza Araújo; Noite na taverna, Álvares de Azevedo; “O livro das ignorãças, Manoel de Barros; O tempo é chegado, Euclides neto; Fogo morto, José Lins do Rego; O auto da compadecida, Ariano Suassuna.

A Universidade ampliou o número de vagas de 1.310 para 1.440 e a oferta de cursos de 26 para 29 na área de graduação. Os novos cursos autorizados foram Ciências Sociais (Licenciatura), Geografia (Bacharelado) e Química (Bacharelado). Também foi ampliado o numero de vagas nos cursos de Biomedicina, Geografia, História e Biologia.

A Universidade conta ainda com o sistema de reserva de vagas no processo seletivo em todos os cursos de graduação. São beneficiados com 50% das vagas estudantes que tenham cursado todo o ensino médio e os últimos quatro anos do ensino fundamental em escola pública, sendo que, desse percentual, 75% serão destinados aos estudantes que se declararem negros. Em cada curso serão admitidas até duas vagas para índios reconhecidos pela Funai ou moradores de comunidades remanescentes dos quilombos.