Para comemorar o dia do arquivista, o Arquivo Público da Bahia e Associação dos Arquivistas iniciaram nesta quarta-feira (29) um Ciclo de Conferências que vai até o dia 31, sempre no horário das 14h às 17h, no auditório do Arquivo Público (Baixa de Quintas). São três dias de palestras gratuitas.

O primeiro dia do evento contou com a presença do professor José Maria Jardim, da Universidade Federal Fluminense, que discorreu sobre o tema Políticas Públicas Arquivistas. Nesta quinta-feira as tecnologias de preservação e disseminação de acervos arquivísticos será o tema a ser discutido, pelos professores Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva (Ufba) e Vanderlei Batista dos Santos, da Câmera Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos.

No dia 31, o ciclo será encerrado com a palestra sobre a gestão de arquivos religiosos, com os professores Cristian José Oliveira (UNB), Venétia Durando Braga (UCSAL) e Frey Ulysses Pinto Bandeira, da Ordem dos Capucinhos.

O Arquivo Público da Bahia integra a Diretoria de Arquivos da Fundação Pedro Calmon/Secult e é considerado um dos mais importantes do Brasil, tendo o seu acervo registrado no Programa Memórias do Mundo da Organização das Nações Unidas para a Educação, Cultura e Ciências (Unesco/ONU).