A Secretaria da Administração do Estado do Bahia (Saeb) está com inscrições abertas para a realização de novos treinamentos direcionados aos servidores que atuam na área de licitações dos diversos órgãos da administração estadual.

Além de 100 vagas para o módulo de noções básicas de contratações públicas, que será realizado quinta e sexta-feira (23 e 24), estão disponíveis mais 35 vagas para o curso de licitações e noções de contratos, que acontecerá de 28 a 31 deste mês.

Já para novembro, entre os dias 3 e 7, estão disponíveis 140 vagas, sendo 70 para formação de pregoeiros e mais 70 para os módulos sobre as modalidades licitatórias de concorrência, convite e tomada de preço. Na semana seguinte (10 a 13), mais 70 servidores poderão participar das aulas dos cursos de formação de membros das equipes de apoio às licitações públicas.

Todos estes cursos devem acontecer na sede da Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS), na 3ª avenida, nº 310 – Centro Administrativo da Bahia. Para o final do próximo mês, a Saeb prevê ainda a realização de cursos de formação de pregoeiros, em Ilhéus, e de licitações e contratos, em Jequié. As inscrições devem ser feitas por meio do Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br).

Para se inscrever, o servidor deve acessar o site e clicar no banner de capacitações da UCS. Depois, basta escolher a opção de curso e informar dados pessoais e funcionais para a efetivação da matrícula. Mais informações pelos telefones 3115-1781/5108.

Nova metodologia

A partir de agora, os treinamentos estarão divididos em três tipos (principal, opcional e especial), que serão subdivididos nos estágios básico, intermediário e avançado, de acordo com o nível de conhecimento de cada servidor acerca das diversas modalidades de licitação utilizadas pelo Estado.

De acordo com Adriano Gallo, coordenador Central de Licitações da Saeb, a modificação da metodologia – que prevê o acompanhamento pedagógico, a realização de treinamentos em cidades-pólo do interior do estado e a realização de cursos a distância (EaD) – vem para melhor preparar os servidores que atuam como pregoeiros e membros das comissões de licitação.

“O objetivo é fazer com que as compras públicas sejam mais ágeis e tragam um melhor custo-benefício à máquina do Estado”, explica Gallo.

Os cursos na área de licitações estão atrelados à filosofia do Compromisso Bahia – Programa da Qualidade do Gasto Público que, por meio do projeto Atitude Positiva, investe na sensibilização dos servidores públicos para que façam uso racional dos recursos do Estado.

O Compromisso Bahia tem como principais pilares as áreas de licitações, recursos humanos e contas de consumo, com o objetivo de disciplinar a aplicação dos recursos disponíveis e ampliar o leque de investimentos do Estado. Para o setor de licitações, a meta é economizar R$ 220 milhões até 2010.