A partir desta terça-feira (21), a Bahia vai sediar um importante encontro entre países sul-americanos para discutir e avaliar alternativas para o uso sustentável dos recursos hídricos em regiões áridas e semi-áridas. Até quinta-feira (23) vão estar reunidos representantes de instituições de ensino e pesquisa de países como Brasil, Chile, Bolívia, Equador e Argentina, no Marazul Hotel, na Barra, em Salvador. O evento tem o patrocínio e participação do Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri).

Além de promover a construção de uma rede de conhecimento científico entre instituições nacionais e internacionais, para o desenvolvimento de tecnologias que visem a sustentabilidade da irrigação, o encontro se propõe a gerar alternativas do uso de águas de qualidade inferior na agricultura e a gerir os recursos hídricos disponíveis.

Para a superintendente de Irrigação da Seagri, Silvana Costa, que vai representar o órgão na reunião, a iniciativa favorece o desenvolvimento da agricultura moderna, a partir do uso de altos níveis tecnológicos em irrigação, com mínimos custos energéticos e critérios sustentáveis que considerem fatores como a qualidade da água utilizada, aplicações de produtos químicos nas práticas agronômicas e fertilização com mínimos níveis de uso de energia.

“No entanto, é comum encontrar a incorporação e o manejo inapropriado dessa tecnologia e o uso de águas contaminadas, diminuindo a capacidade produtiva do solo. Isso afeta seriamente a qualidade da água, especialmente subterrânea e aumentando os custos”, explica superintendente de Irrigação da Seagri.