A Bahia supera a expectativa e aumenta o número de agricultores familiares inscritos no programa Garantia Safra para a safra verão 2008/2009. Foram 13,5 mil adesões em 52 municípios da Região 1 (extremo oeste, centro-norte e centro-sul do estado), com plantio entre os meses de outubro e novembro.

Os dados foram comparados com o mesmo período do ano passado, onde apenas 10 mil aderiram ao programa desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), sob a coordenação na Bahia da Secretaria da Agricultura (Seagri).

A divulgação foi feita esta semana pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), responsável pelas inscrições dos agricultores e municípios no programa, por meio da Declaração de Aptidão (DAP) e pela elaboração dos laudos para verificação do plantio, da colheita ou se houver uma situação de excesso de chuva ou seca.

“O crescimento é significativo. Este ano, só o número da Região 1 é quase o dobro de inscritos nas duas regiões, em relação a 2007. Isso reflete o compromisso da Seagri, via EBDA, de incentivar a cada safra que os produtores garantam uma renda mínima para manutenção da família, mesmo com o advento das perdas, devido à falta ou ao excesso de chuvas”, disse o engenheiro agrônomo e um dos coordenadores da Rede Temática de Crédito da EBDA, Samuel Feldman.

O Garantia Safra se baseia no plantio dos municípios do semi-árido, levando em conta o período das atividades agrícolas que o programa contempla. Os agricultores familiares da Região 2, que corresponde a Feira de Santana, Alagoinhas, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal e Senhor do Bonfim, podem se inscrever para o programa nos escritórios locais da EBDA desses municípios.

Modificações

Algumas regiões se destacaram na adesão de municípios, como a de Juazeiro, com a inclusão de Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Pilão Arcado e Remanso. “A EBDA, sindicatos e prefeituras desses municípios fizeram um mutirão para divulgar o programa e mobilizar o maior número de produtores. A adesão nas três cidades começou em 2007, com pouco mais de mil produtores. Este ano, a adesão aumentou e a previsão é que em 2009 atinja o número de 12 mil produtores”, explicou o gerente regional da EBDA em Juazeiro, Fernando Moura.

Para esta safra 2008/2009, o Garantia Safra passou por modificações, como a cobertura de perda por excesso hídrico, que analisa os prejuízos a partir do encaminhamento pelo gestor público, e a utilização dos indicadores agroclimáticos, que analisam os laudos e confrontam com os dados meteorológicos definidos pelo MDA.