Os pequenos produtores de Curaçá, Abaré, Rodelas, Chorrochó, Macururé, Uauá e Canudos, municípios inseridos na etapa Nordeste de implantação do Programa Terra de Valor, serão beneficiados com o projeto Algaroba, cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento da região. Para dar início à primeira fase desta iniciativa, os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir) visitam a região, no período de 4 a 6 de novembro, para verificar as potencialidades de cada local para produção e comercialização da Algaroba.

Espécie vegetal bastante nutritiva, a Algaroba é uma planta nativa do Peru que se adaptou bem a essas localidades do semi-árido baiano, permitindo algumas vertentes de exploração econômica como a produção de carvão vegetal, de ração animal e alimentação humana.

A primeira fase do projeto Algaroba, parte do programa Terra de Valor, envolve o cadastramento, capacitação e organização das 250 famílias agrícolas que serão beneficiadas. Além de aumentar a renda dos produtores rurais, a cultura do vegetal será preservada na região.

Participam desta ação a Sedir, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), o Instituto para o Desenvolvimento Sustentável do Semi-Árido (IDAN), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e Secretaria da Agricultura (Seagri).

Estratégias

Os representantes do Comitê Gestor do Programa Terra de Valor, formado pela Sedir, Seagri, Seinfra, SEC, Sema, Serin e Sesab, se reuniram nesta semana para discutir as estratégias de acompanhamento e avaliação do programa e as ações de responsabilidade de cada secretaria.

Obras como a implantação de unidades escolares, unidades básicas de saúde, construção de cisternas e de casas populares, distribuição de mudas e sementes e implantação da biofábrica compõem as 63 ações imediatas que serão realizadas até o fim deste ano.

A partir do dia 30 de outubro, técnicos da Sedir visitarão os municípios de Abaré, Cícero Dantas, Tucano,Monte Santo e Santaluz e se reunirão com representantes dos municípios beneficiados pelo Terra de Valor, membros da sociedade local e regional e instituições governamentais para apresentar as propostas do programa e definir as estratégias a serem implantadas na região.