Para coibir a fraude na venda de frangos congelados, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão da Secretaria da Agricultura (Seagri), realiza trabalhos de análise em frangos de matadouros que possuam o Serviço de Inspeção Estadual (SIE). Na última semana, a agência realizou o Drip-Test, análise oficial exigida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em diversas marcas de frango para identificar a presença excedente de água nas carcaças.

Segundo o diretor de Inspeção da Adab, Wiladesmon Silva, os matadouros podem sofrer penalidades desde a apreensão do produto, interdição do estabelecimento, correção das não-conformidades identificadas, até o cancelamento do registro.

Os técnicos da Adab têm o papel de fiscalizar os estabelecimentos e encaminham a análise para os laboratórios da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde é avaliada. Após o resultado, a Diretoria de Inspeção notifica os estabelecimentos que estiverem fora dos padrões exigidos pela legislação vigente, que determina a periodicidade da análise com o uso do aparelho adequado.

Na Bahia, existem nove matadouros de aves, sendo que apenas um possui o Serviço de Inspeção Federal (SIF). Cinco estão na região de Feira de Santana e os outros quatro nas cidades de Santo Antônio de Jesus, Vitória da Conquista, Barreiras e Valença.