Este mês, o programa Nossa Sopa comemora dez anos com resultados animadores. Desenvolvido pela Empresa Baiana de Alimentos (Ebal), em parceria com as Voluntárias Sociais e Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), o programa atende a projetos institucionais de combate à fome e à desnutrição da população de baixa renda. Hoje, 28.784 pessoas de 174 entidades de Salvador e 167.600 em 366 instituições de 301 municípios do interior são beneficiadas. E mais: 10 comunidades da capital, que recebem a sopa in natura, também são contempladas.

Além da sopa na forma in natura, distribuída diretamente à população para o consumo imediato, o programa distribui a versão em latas de três quilos, com rendimento de 25 porções de 200 mililitros cada, destinadas a instituições beneficentes e que podem ser consumidas em até um ano.

A sopa, composta de verduras, enriquecida com fonte de proteína animal e vegetal, sem produtos químicos, é produzida numa fábrica de processamento de alimentos da Ebal, localizada em Simões Filho. A fábrica produz 831.940 pratos de sopa por mês, tendo capacidade de chegar a 2,85 milhões. A meta desse governo é atingir 1,6 milhão de pratos/mês.