Os termos de outorga que oficializam o repasse de R$ 948 mil para 50 projetos de popularização da ciência foram assinados, nesta terça-feira (7), na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb)
As propostas vão ajudar na melhoria da qualidade do ensino das ciências, além de estimular os jovens a aguçarem sua curiosidade, criatividade e capacidade de inovação.

“Durante o processo de avaliação das propostas levamos em conta o uso da ciência e da tecnologia em favor da inclusão social e da redução das desigualdades”, afirma o diretor científico da Fapesb, Robert Verhine.

Os projetos aprovados são coordenados por representantes de instituições de ensino superior e pesquisa, dirigentes de organizações do terceiro setor e diretores de escolas da rede pública.

Parte dos projetos aprovados vai ser realizada durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (C&T), que acontece entre os dias 20 e 26 deste mês, com o tema Evolução e Diversidade.

Nesse período, em todo o país, serão debatidos assuntos como a evolução da vida, a seleção natural, a evolução social e as diversidades biológica, ambiental, étnica e cultural.

A escolha do tema é uma homenagem aos 150 anos da publicação da teoria da seleção natural, do naturalista inglês Charles Darwin.

O Edital de Popularização da C&T é desenvolvido pela Fapesb, em parceria com as secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Educação (SEC).