O Projeto Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) encerra a programação do mês de outubro com as apresentações dos grupos Quadro Solar (nesta quinta-feira, às 16h, no Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual, na Saúde) e Bahia Cordas (nesta sexta, às 17h30, na Igreja São Jorge, no Jardim Cruzeiro).

As cameratas da Osba têm a proposta de divulgar a música erudita no estado, levando-a a públicos diversos e carentes deste tipo de música, em locais como hospitais, escolas e igrejas, onde seria difícil a presença da orquestra, democratizando o acesso à música de concerto e popular e contribuindo para a formação de novas platéias.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Cultura (Secult), por meio da Fundação Cultural do Estado e Teatro Castro Alves.O Quadro Solar é composto por Andréa Bandeira (flauta), Mário Gonçalves (violino), Alexander Cichilov (viola) e Cândida Lobão (violoncelo).

Do Bahia Cordas conta com a participação dos músicos Rogério Fernandes, Raul Bermudez, Uibitu Smetak, Antônio Amorim (violinos), Marcos Antonio Maciel (viola), Maurício Kowalki (violoncelo) e Orley Francisco de Souza (contrabaixo), todos integrantes da Orquestra Sinfônica da Bahia.